Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

REGULAMENTO

EXTENSÃO EM FOCO

REVISTA CIENTÍFICA DA COORDENADORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE -UNIARP

I – FINALIDADE

Art. 1 - A Revista Científica EXTENSÃO EM FOCO, da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Uniarp, tem por objetivo publicar artigos científicos e de iniciação científica, artigos de revisão e comunicações científicas, elaborados por docentes e estudantes.

II – CATEGORIAS DE TRABALHOS E ESTRUTURA

Art. 2 - Os trabalhos que serão aceitos para análise devem se enquadrar como Artigos Científicos ou de Iniciação Científica ou Comunicação Científica, que apresentem pesquisas com estudos de teorias, desenvolvimento e resultados científicos e ou operacionais conclusivos significativos.

Art. 3 - As linhas de pesquisa da Revista Científica Extensão em Foco são:

1 - Extensão Universitária

2 - Pesquisa aplicada

Art. 4 – Os eixos da revista Científica Extensão em Foco são: comunicação,  educação, saúde, resgate e preservação da cultura, desenvolvimento socioeconômico e regional, preservação e sustentabilidade do meio ambiente, produção e difusão de tecnologias,

Art. 5 - Os artigos científicos devem ter um mínimo de 05 e máximo de 15 páginas e conter os seguintes tópicos:

- Título (em língua portuguesa e inglesa);

- Resumo (mínimo de 150 e máximo de 500 palavras);

- Palavras-chave;

- Abstract (mínimo de 150 e máximo de 500 palavras);

- Keywords;

- Introdução;

- Material e Métodos;

- Resultados observados;

- Considerações finais;

- Referências.

Art. 6 - As Comunicações Científicas (máximo de 5 páginas) compreendem texto menores que contém resultados preliminares, novos e/ou relevantes, de uma pesquisa que está em andamento. São menos detalhados que os artigos.

Art. 7 - Uma Comunicação também pode conter datas e locais para registrar onde e quando um resultado importante/relevante foi observado pelo(s) autor(es).

Art. 8 - Uma Comunicação pode ter entre 3 e no máximo 5 páginas, contendo os seguintes tópicos:

- Título (em língua portuguesa e inglesa);

- Resumo (mínimo de 100 e máximo de 200 palavras);

- Palavras-chave;

- Abstract (mínimo de 100 e máximo de 200 palavras);

- Key words;

- Texto da comunicação, sem subdivisões, mas que inclua introdução, metodologia, resultados e conclusão, com ou sem tabelas e/ou quadros e/ou figuras;

- Referências.

III - PROCEDIMENTOS PARA ENCAMINHAMENTO E ACEITE PARA PUBLICAÇÃO

Art. 09 - O procedimento para encaminhamento e aceite de artigos para publicação na Revista Científica  Extensão em Foco é o seguinte:

I - Novos artigos devem ser enviados à Revista Científica Extensão em Foco através do cadastro como autor na página eletrônica da revista em http://www.uniarp.edu.br/periodicos/index.php/extensao. O autor deve ser cadastrar para poder enviar o seu artigo.

II - Todos os artigos submetidos passam por processo de avaliação por pares, sendo que cada artigo é analisado por, pelo menos, dois avaliadores. Em caso de divergência, o artigo é enviado para análise de um terceiro parecerista. Os artigos terão um dos seguintes pareceres:

- aceitar;

- correções obrigatórias;

- Submeter novamente para avaliação;

- Submeter à outra revista;

- Rejeitar;

- Ver comentários.

Os autores receberão cópia por e-mail do parecer.

III - Após aceito e corrigido, os textos serão diagramados dentro dos padrões da revista e seguem para publicação.

IV - AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

Art. 10 - Será considerado autorizado o artigo enviado à Revista Extensão em Foco através da página eletrônica da revista. Realizando o envio, os autores concordam com as normas de publicação da revista.

Art. 11 - Trabalhos que contiverem partes de texto de outras publicações devem obedecer aos limites especificados para manter a originalidade do trabalho elaborado.

Art. 12 - Caso necessário, para a reprodução de partes, tabelas e figuras, deverá ser encaminhada permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original ao autor do trabalho submetido.

Art 13 - Antes de submeter o artigo para publicação, verifique se o mesmo atende as exigências para a publicação, conforme a lista de verificação.

Art. 14 - Os trabalhos não aceitos, somente serão devolvidos, se solicitado.

V - LÍNGUAS PARA ESCRITA DO TRABALHO

Art. 15 - Os trabalhos devem ser redigidos em língua portuguesa.

Art. 16 - Para publicação de artigos em outras línguas, depende de consulta prévia ao Conselho Editorial.

VI – RESPONSABILIDADE PELAS IDEIAS E CONCEITOS

Art. 17 - As ideias e conceitos constantes nos artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

VII - FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 18 - A Revista Científica Extensão em Foco adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as tabelas devem observar a norma do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Art. 19 - Os trabalhos devem ser encaminhados dentro da Normalização de Trabalhos Acadêmicos, que se encontra disponível na página www.uniarp.edu.br.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:


  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.