ENSINO AGROTÉCNICO: CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA ESCOLAR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO

Rayana Aparecida Susin Dal Vesco, Patrícia Costa Pellizzaro, Cláudia Maté

Resumo


No Brasil, apesar das escolas agrícolas terem sido implantadas no início do século XX, apenas a partir da década de 1980 o ensino agrotécnico passou a ser estruturado Secretaria Nacional de Educação Tecnológica. Diante dos impactos negativos decorrentes do rápido e desordenado processo de urbanização no país, a redução do êxodo rural é um desfio. Nesse contexto, este artigo visa analisar a evolução do ensino agrotécnico no Brasil e a adequação das estruturas escolares atuais, tendo como estudo de caso a escola rural da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, Tocantins. Como principais resultados verificar-se que as diretrizes atuais desse sistema de ensino visam a integração entre homem e campo, a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população, aspectos considerados na elaboração do projeto para a escola tocantinense.

Palavras-Chave: Sustentabilidade. Arquitetura escolar. Qualidade de vida; Êxodo rural.

ABSTRACT

In Brazil, although agricultural schools were implemented at the beginning of the 20th century, only from the 1980s the agrotechnical teaching began to be structured by the National Secretariat of Technological Education. Given the negative impacts of the rapid and disorderly process of urbanization in the country, the reduction of the rural exodus is a challenge. Thus, this article aims to analyze the evolution of agrotechnical education in Brazil and the adequacy of current school structures, having as a case study the rural school of Fazenda Canuanã, in Formoso do Araguaia, Tocantins. As main results, it is verified that the current guidelines of this education system aim at the integration between man and the field, as well as the improving the quality of life of the population.

Keywords: Sustainability. School building. Quality of life; Rural exodus.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Arquitetura escolar; Qualidade de vida; Êxodo rural.

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ISSN: 2316-1221

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