LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Joel Haroldo Baade Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Alexandre João Cachoeira Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Adelcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Palavras-chave:

Universidade comunitária. Educação a distância. Sistemas de aprendizagem. Competências. Capital cultural.

Resumo

O presente estudo é uma investigação sobre a prática da Educação a Distância (EaD) na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), sediada em Caçador, SC. Considerando que a EaD sofreu grande expansão no Brasil nas últimas décadas, cada vez mais instituições buscam nela uma forma de melhor corresponder às exigências da sociedade atual, seja em termos de qualidade do ensino ou em termos de equilíbrio financeiro. O objetivo da investigação consistiu em identificar as causas que levaram à baixa adesão dos estudantes nas atividades propostas pela instituição no primeiro semestre de 2013, levando a um percentual expressivo de reprovações. Metodologicamente, a pesquisa é constituída de revisão de literatura e aplicação de questionários estruturados aos 923 estudantes matriculados em disciplinas da modalidade EaD na UNIARP no primeiro semestre de 2013. Os resultados evidenciam que os participantes dispõem de recursos materiais como computador e internet em seus domicílios e as competências ou capital cultural para a realização de atividades como acesso à internet, meio privilegiado para a construção de ambientes de aprendizagem a distância. Contudo, os meios empregados pela instituição na construção de suas disciplinas, tais como fóruns, são pouco acessados pelos participantes da pesquisa. Portanto, concluiu-se que a baixa adesão dos alunos nas atividades na modalidade EaD e a consequente reprovação de muitos é mais resultado da dificuldade da instituição de criar um ambiente que se adeque às necessidades dos alunos do que destes em ter competências ou capital cultural para estudar na modalidade a distância.

Biografia do Autor

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) de São Leopoldo, RS. Docente e pesquisador na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) em Caçador, SC.

Alexandre João Cachoeira, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Graduando em História. Bolsista do Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Pós-Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Supervisão, Orientação e Administração Escolar. Docente e Pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) em Caçador, SC. Advogado (OAB/SC nº 4912), Administrador (CRA/SC nº 21.651) e Jornalista (MTE/SC nº 4155).

Publicado

2013-12-04

Como Citar

BAADE, J. H.; CACHOEIRA, A. J.; DOS SANTOS, A. M. LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NA REGIÃO MEIO OESTE CATARINENSE. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 37–42, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/199. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais do III Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão