AULAS DE REFORÇO PARA SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Jucilei Aparecida Perret Solagna Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Paulo Roberto Gonçalves Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Alunos. Escola.

Resumo

A instituição de ensino, na sua essência, muitas vezes carece de ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos alunos, principalmente dentro das escolas públicas, pois são encontrados alunos que necessitam de atenção especial para atingir o objetivo de aprender os assuntos que são repassados em sala de aula. Dessa forma, com a intenção de auxiliar no melhoramento da aprendizagem dos alunos, a escola seleciona crianças para participarem de programas voltados ao desenvolvimento de sua aprendizagem. Para isso, proporciona aos alunos selecionados "Aulas de Reforço Escolar", voltadas às séries iniciais, para que as crianças consigam atingir os objetivos dentro da sala de aula e possam acompanhar a turma onde estão inseridas. Nesse contexto, através de uma parceria entre a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e a Escola de Educação Básica Dante Mosconi, ambas localizadas no município de Caçador-SC, dentro do Programa de Extensão e Cultura de referida universidade, foi possível proporcionar à escola o Projeto de Aulas de Reforço Escolar para Séries Iniciais, onde, por intermédio da escola, foram selecionados alunos que necessitam de atenção especial para aprenderem, para que os mesmos, participando do projeto, consigam melhorar seu desempenho em sala de aula. Assim, o presente artigo objetiva enfatizar a importância das aulas de reforço escolar no auxílio de alunos com dificuldade na aprendizagem e de acompanhamento em sala de aula, demonstrando como isso contribui para que se tornem cidadãos ativos, críticos e com autoestima adequada para enfrentar os desafios impostos pela sociedade.

Biografia do Autor

Jucilei Aparecida Perret Solagna, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Acadêmica da 3ª Fase do Curso de Pedagogia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Paulo Roberto Gonçalves, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP; Orientador da Escola de Educação Báscia Dante Mosconi; Professor Orientador no presente trabalho.

Publicado

2013-12-04

Como Citar

SOLAGNA, J. A. P.; GONÇALVES, P. R. AULAS DE REFORÇO PARA SÉRIES INICIAIS. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 43–49, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/200. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do III Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão