A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Andreza de Oliveira Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Sônia de Fátima Gonçalves Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Palavras-chave:

Contação de história. Criança. Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho é resultado das experiências vividas durante a aplicação do projeto de contação de histórias na Educação Infantil. O projeto foi aplicado através de custeio do Programa de Apoio a extensão e Cultura- PAEC. Contar histórias para crianças nesta faixa etária é importante para seu desenvolvimento. As oficinas de contação de história têm como objetivo aproximar as crianças de práticas literárias despertando em cada uma o gosto pela leitura. As vezes, perde-se muito pelo fato das escolas terem bibliotecas despreparadas tendo poucos livros destinados à literatura infantil e, os inúmeros sentimentos e emoções que podem ser trabalhadas através da literatura acabam se perdendo em meio a planejamentos que não cedem lugar para esse tipo de trabalho. Desenvolver oficinas de contação de histórias na educação infantil é ensinar desde cedo a criança a importância do hábito de leitura sendo que este, ela levará por toda a vida. Perceber em cada criança sua evolução em relação às histórias, o que não aconteceu rapidamente, mas sim, foi resultado de um processo, em que demonstravam entender o real valor do hábito de leitura, deixa cada vez mais claro que a contação de história é o primeiro passo para formação de bons leitores.

Biografia do Autor

Andreza de Oliveira, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Sônia de Fátima Gonçalves, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Publicado

2013-12-04

Como Citar

DE OLIVEIRA, A.; GONÇALVES, S. de F. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 50–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/204. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do III Seminário de Desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão