ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE CARBONATO DE CÁLCIO EM FONTES NATURAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC E A SUA INTERAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE PEDRA NOS RINS

Autores

  • Vinicius Lautert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC
  • Roger Francisco Ferreira de Campos
  • Pollyana Sibeli Gioppo
  • Mozartt Arthor Bondan

Resumo

A água é um recurso natural essencial para a vida, necessitando do seu monitoramento devido suas características físicas e químicas, a qual devido a concentração de alguns componentes podem interferir na potabilidade, dente essas características podemos citar a concentração de carbonato de cálcio, sendo que o mesmo em altas concentrações podem acarretar o desenvolvimento de pedras nos rins. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a interação da concentração de carbonato de cálcio em três fontes naturais de água no município de Caçador. Para o desenvolvimento do estudo foram selecionadas três fontes naturais, sendo a fonte da Gruta do Castelhano, fonte do Bairro São Cristóvão e Fonte natural do Bairro Municípios, onde foi realizado as análises de dureza (CaCO3) no laboratório de análise química da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), como também de pH, alcalinidade, condutividade, amônia, nitrito e ortofosfato. Os resultados foram comparados com a legislação vigente (Portaria 2.914/2011) que trata sobre o padrão de potabilidade da água para consumo humano, e também foi realizado um levantamento bibliográfico para analisar se as informações obtidas possuem uma relação com o surgimento de cálculos renais nos habitantes da cidade. O estudo apresenta que a concentração de CaCO3 está de acordo com a legislação ambiental vigente, visto que a gruta do castelhano apresentou um valor de 42 mg.L-1, o rancho fundo apresentou 51 mg.L-1 e a gruta do castelhano apresentou um valor de 24 mg.L-1 e valor estabelecido para a potabilidade da água é de 500 mg.L-1. O estudo também apresentou conformidade para os parâmetros de condutividade, alcalinidade, nitrito, amônia e ortofosfato. O carbonato de cálcio é um mineral essencial para o ser humano, contudo, seu valor elevado pode interferir na saúde das pessoas. Assim, é possível concluir que as fontes naturais de água do estudo não sofrem com altas concentrações de CaCO3, porém é necessário o monitoramento da qualidade dessas fontes, visto que as mesmas não apresentam um sistema de tratamento e são amplamente utilizadas para o consumo pela população de Caçador.

Palavras-chave: Fontes naturais. Carbonato de Cálcio. Potabilidade.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

LAUTERT, V.; CAMPOS, R. F. F. de; GIOPPO, P. S.; BONDAN, M. A. ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO DE CARBONATO DE CÁLCIO EM FONTES NATURAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR/SC E A SUA INTERAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE PEDRA NOS RINS. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 7, n. 1, p. 34–41, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2072. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos