AÇÃO DO PODER SOBRE O INDIVÍDUO PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL: UMA INSPIRAÇÃO NAS OBRAS DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Aldair Marcondes Uniarp
  • Jose Luiz Gonçalves da Silveira Unairp - Doutor
  • Levi Hulse Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, SC

Resumo

RESUMO: Este artigo busca analisar as relações de poder entre o Estado (soberano) e o indivíduo (súdito), e também entre o indivíduo e a sociedade, naquilo que diz respeito à violência e à criminalidade. Tendo-se por base as pesquisas e pensamentos de Michel Foucault, lastreadas pela visão de outros pensadores do passado, busca-se interpretar e tornar evidente a atual realidade social em termos de segurança pública, que para tal enseja um discurso sobre a essência do homem e a sua instintiva luta por espaço. Contudo, para que dita luta seja sadia, surgem termos como ordem, poder, controle, saber, disciplina, sujeição, entre outros, os quais buscam intervir no individual (indivíduo), sob a justificativa de propiciar um bem ao coletivo.

Biografia do Autor

Levi Hulse, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, SC

Doutor em Ciência Jurídica

Licenciado em História

Bacharel em Direito

Downloads

Publicado

2019-09-06

Como Citar

MARCONDES, A.; SILVEIRA, J. L. G. da; HULSE, L. AÇÃO DO PODER SOBRE O INDIVÍDUO PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL: UMA INSPIRAÇÃO NAS OBRAS DE MICHEL FOUCAULT. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 14–27, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2097. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos