DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS AO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR E ECOFORMADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Aline Lima da Rocha Almeida, Marlene Zwierewicz, Leticia Carreño Saucedo

Resumo


: a valorização das especificidades das escolas do campo no planejamento do ensino depende de oportunidades de formação docente contextualizadas e de metodologias capazes de aproximar os conteúdos curriculares à realidade dos estudantes. Este artigo sistematiza uma experiência comprometida com esse processo. Trata-se do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido em uma escola do campo de Caçador, Santa Catarina, o qual se constituiu em objeto de estudo de uma pesquisa-ação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Nos resultados, prioriza-se a sistematização da proposta formativa com apresentação das etapas e parte das atividades, além de fragmentos, coletados durante a realização dos encontros formativos, a fim de evidenciar a percepção dos docentes e destacar o viés transdisciplinar e ecoformador do planejamento realizado a partir da formação.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2019 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)

ISSN: 2317-9791

--------------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro

CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200
Copyright © 2010 UNIARP. Todos os direitos reservados.