DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS AO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR E ECOFORMADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Aline Lima da Rocha Almeida Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, Caçador, SC
  • Marlene Zwierewicz Doutora em Pedagogia
  • Leticia Carreño Saucedo

Resumo

: a valorização das especificidades das escolas do campo no planejamento do ensino depende de oportunidades de formação docente contextualizadas e de metodologias capazes de aproximar os conteúdos curriculares à realidade dos estudantes. Este artigo sistematiza uma experiência comprometida com esse processo. Trata-se do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, desenvolvido em uma escola do campo de Caçador, Santa Catarina, o qual se constituiu em objeto de estudo de uma pesquisa-ação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Nos resultados, prioriza-se a sistematização da proposta formativa com apresentação das etapas e parte das atividades, além de fragmentos, coletados durante a realização dos encontros formativos, a fim de evidenciar a percepção dos docentes e destacar o viés transdisciplinar e ecoformador do planejamento realizado a partir da formação.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

ALMEIDA, A. L. da R.; ZWIEREWICZ, M.; SAUCEDO, L. C. DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS AO PLANEJAMENTO TRANSDISCIPLINAR E ECOFORMADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 91–107, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2164. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos