ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: UMA PARCERIA POSSÍVEL?

Autores

  • Greice Kely Rech Werner UNIFEBE
  • Camila da Cunha Nunes UNIFEBE

Resumo

Objetiva-se verificar como ocorre e em que momentos é estabelecida a relação entre o Conselho Tutelar de uma cidade do Médio Vale do Itajaí (SC) com as escolas municipais, a partir da percepção dos coordenadores pedagógicos. Realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa, de caráter descritivo, considerando as subjetividades de gestores da rede de ensino do município. Entrevistaram-se 5 coordenadores pedagógicos. Percebeu-se que existe um distanciamento entre o Conselho Tutelar e a Escola. Para os gestores entrevistados, fica clara a falta de conhecimento das atribuições do órgão estudado. De modo geral, é possível identificar que a atuação do Conselho Tutelar está pautada em situações emergenciais, de maneira que não há uma relação sistematizada e harmoniosa, carente de diálogo entre os membros da Escola e do Conselho Tutelar, para que juntos somem forças em busca da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Biografia do Autor

Greice Kely Rech Werner, UNIFEBE

Acadêmica do curso de Pós-Graduação da UNIFEE.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

WERNER, G. K. R.; NUNES, C. da C. ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: UMA PARCERIA POSSÍVEL?. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 150–169, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2172. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos