LIMITE E DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO: FATORES FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS FAMILIARES, ESCOLARES E SOCIAIS – UMA VISÃO JURÍDICA

Autores

  • Marielli Ferlin de Souza
  • Jociane Machiavelli Oufella Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Uniarp, Caçador, SC

Palavras-chave:

Limite, Disciplina, Educação

Resumo

Resumo: Nos últimos tempos, em especial nas últimas décadas, o modelo de educação sofreu uma grande transformação. Tanto na família como na escola, educar já não é mais uma tarefa tão fácil, visto que os valores sociais e morais, tão essenciais à formação de uma boa educação, estão se perdendo, e tudo que é material e passa muito depressa vem ganhando um enfoque especial. A obediência aos pais e o respeito e subordinação aos professores estão sendo vistos como coisa do passado, e a vontade pessoal do filho e do aluno tem de prevalecer a qualquer custo para garantir seus direitos, em total desarmonia com um modelo de educação eficaz e consciente. É lastimável, mas é a realidade. Em muitas famílias, as crianças têm tido mais autoridade sobre os pais do que estes sobre elas, apesar de ainda dependerem biopsicossocialmente deles, e são essas as atitudes que estão sendo reproduzidas em sala de aula e tornando a educação na escola cada vez mais difícil. Diante dessa realidade, a reedição deste projeto buscou realizar um estudo de orientação aos professores sobre a importância da disciplina e do limite na educação das crianças e adolescentes, tornando-se uma ferramenta para um novo modelo de educação, que prepare alunos para a vivência em sociedade, visando à formação de cidadãos mais conscientes, morais, éticos e responsáveis, favorecendo assim a formação e a organização das estruturas familiares, escolares e sociais.

Palavras-chave: Limite, Disciplina, Educação.

 

Abstract: In recent times, especially in recent decades, the education model has undergone a major transformation. In the family and at school, educating is no longer an easy task, since the social and moral values, so essential to the formation of a good education, are being lost, and all that is material passes very quickly gaining a special focus. obedience parents and teachers respect and subordination are being seen as a thing of the past, and the personal wishes of the child and student has to prevail at all costs to ensure their rights, in complete harmony with a model of effective education and conscious. It's unfortunate, but it is the reality. In many families, children teem had more authority over the parents of these about them, although still subject biopsicossocialmente them, and these are the attitudes that are being played in room classrooms and making education in school increasingly difficult. Given this reality, the reissue of this project sought to conduct a study guidance to teachers about the importance of discipline and limit the education of children and adolescents, becoming a tool for a new model of education that prepares students for living in society, aiming at formation of citizens more conscious, moral, ethical and responsible, thus favoring the formation and organization of family structures, educational and social.

Keywords: Limit, Discipline, Education.

Biografia do Autor

Marielli Ferlin de Souza

Acadêmica da 8ª fase do Curso de Direito da UNIARP.

Jociane Machiavelli Oufella, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Uniarp, Caçador, SC

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3891885622419653

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

SOUZA, M. F. de; OUFELLA, J. M. LIMITE E DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO: FATORES FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS FAMILIARES, ESCOLARES E SOCIAIS – UMA VISÃO JURÍDICA. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 50–63, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/art06. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos