OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA: PROTEÇÃO JURÍDICA E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Ana Carolina Couto Matheus Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.33362/.v8i2.2042

Palavras-chave:

Conhecimentos Tradicionais Associados à Biodiversidade, Povos Tradicionais Amazônicos, Sustentabilidade, Proteção Jurídica.

Resumo

Considerando a imprescindível inter-relação dos conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia com a sustentabilidade, o objeto basilar da produção científica proposta é estudar a proteção jurídica aplicada aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade amazônica. Comporta necessariamente um tratamento transdisciplinar, pois as categorias de construções da realidade são diversas, e, embora diferentes, encontram-se profundamente interligadas ou interdependentes. O método utilizado na fase de investigação e na fase de tratamento dos dados foi o indutivo. Nas diversas fases da pesquisa foram acionadas as técnicas do referente, da categoria, do conceito operacional, da pesquisa bibliográfica e do fichamento. O desenvolvimento do tema pautou-se pela persecução dos objetivos geral e específicos que nortearam a produção. O relatório se encerra com as conclusões e consubstancia o resultado de todos os achados da pesquisa acadêmica, findando por confirmar a hipótese inicialmente concebida, tendo, alfim, alcançado o tratamento sustentável dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Couto Matheus, Universidade Federal do Acre

Doutora em Ciência Jurídica pela UNIVALI-SC. Mestre em Direito pela UNIPAR-PR. Especialista em Direito Tributário pela UnP-RN. Pós-graduada em Direito Constitucional pela UVB-SP. Graduada em Direito pela TOLEDO-SP. Professora Adjunta III do CCJSA da UFAC-AC. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Estágios. Professora da Pós-Graduação. Orientadora. Conferencista. Conselheira Editorial. Pesquisadora. Advogada. Consultora Jurídica. E-mail: carolcoutomatheus@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2019-12-14

Como Citar

MATHEUS, A. C. C. OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA: PROTEÇÃO JURÍDICA E SUSTENTABILIDADE. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 8, n. 2, p. 97–113, 2019. DOI: 10.33362/.v8i2.2042. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/2042. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos