A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR AÉREO DOMÉSTICO NO BRASIL

Autores

  • Michelle Andréia Spuldaro Uniarp, Caçador, SC
  • Jociane Machiavellli Oufella Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/juridico.v4i1.290

Palavras-chave:

Transporte aéreo. Contrato. Responsabilidade Civil. Danos Morais. Indenização.

Resumo

O presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil do transportador aéreo doméstico no Brasil nas situações mais comuns onde o transportador é chamado a reparar os passageiros lesados em virtude da utilização dos serviços aéreos, regulado pelas legislações gerais e especiais, doutrina e jurisprudência. Apresentado sob a forma de artigo científico atendendo requisito obrigatório para a obtenção do grau de Bacharel em Direito pela UNIARP. Para melhor compreensão, o relato é dividido em três partes. Na primeira parte será abordado sobre a Teoria Geral da Responsabilidade Civil. Em um segundo momento o estudo dissertará a respeito do contrato de transporte aéreo de bagagens e pessoas na legislação brasileira e na terceira parte relata-se a respeito do dever de indenizar do transportador aéreo e o quantum indenizatório, as principais causas de danos e as formas de indenização e/ou reparação. Conclui-se que alguns juristas e doutrinadores optam pela reparação limitada ou tarifada de acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, enquanto outros, que perfazem a maioria, apontam a responsabilização civil prevista no Código Civil em conjunto com o Código de Defesa do Consumidor, quando couber. O método adotado foi o dedutivo e a pesquisa bibliográfica, com produção descritiva, de acordo com a normalização dos trabalhos acadêmicos da UNIARP e normas da ABNT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Andréia Spuldaro, Uniarp, Caçador, SC

Acadêmica da 10ª fase, do Curso de Direito, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Caçador - SC.

Jociane Machiavellli Oufella, Uniarp, Caçador, SC

Doutoranda do Doutorado de Ciências Jurídicas da Pontificia Universidad Catolica Santa Maria De Los Buenos Aires - Argentina. Master em Direito pela Universidade de Pádova –Itália; Especialista em Direito Processual Civil pela UnC. Graduada em Direito pela Unoesc – Videira. Coordenadora do Curso de Direito da UNIARP – Caçador. Professora da Graduação e Pós Graduação da UNIARP  e UNOESC. Advogada militante na Comarca de Caçador-SC

Publicado

2015-05-27

Como Citar

SPULDARO, M. A.; OUFELLA, J. M. A RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR AÉREO DOMÉSTICO NO BRASIL. Ponto de Vista Jurídico, Caçador (SC), Brasil, v. 4, n. 1, p. 104–129, 2015. DOI: 10.33362/juridico.v4i1.290. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/juridico/article/view/290. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos