Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 entre linhas; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Pelo menos um dos autores tem o título de doutorado já obtido ou em andamento.

Diretrizes para Autores

FINALIDADE

A Revista PROFESSARE da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) tem por objetivo apresentar resultados finais ou parciais de pesquisas inovadoras na área da educação e de áreas afins que abordem temas relevantes ao pensamento educacional no contexto global. Procura, através da seriedade do Corpo Editorial, ser um registro público e histórico do conhecimento educacional e pedagógico contemporâneo. Tem interesse em propagar o conhecimento produzido pelos pesquisadores institucionais, suas redes de relacionamento acadêmico e demais pesquisadores nacionais e internacionais que tenham interesse em divulgar conhecimento cientifico produzido por seus grupos de pesquisa.

 

PROCEDIMENTOS PARA ENCAMINHAMENTO E ACEITE PARA PUBLICAÇÃO

O procedimento para encaminhamento dos artigos pelos autores e possível aceite de artigos para publicação na PROFESSARE é o seguinte:

ETAPA 1: Submissão do artigo, cumprindo as normas de encaminhamento e normas gerais de apresentação, através da página eletrônica da Revista http://www.periodicosuniarp.com.br/professare. A Revista também pode ser acessada a partir de http://www.periodicosuniarp.com.br.

ETAPA2: Encaminhamento dos artigos recebidos, para dois membros da equipe de avaliadores emitirem parecer conforme os critérios pré-estabelecidos para garantir a qualidade da Revista que pode ser acessada a partir de

http://www.periodicosuniarp.com.br/professare/about/editorialTeam

ETAPA 3: Parecer emitido pelo Conselho Editorial da PROFESSARE, conforme parecer emitido pela equipe de avaliadores. Os artigos terão um dos seguintes pareceres:

  • aceitação na integra;
  • aceitação com ajustes;
  • recusa integral.

O autor, que encaminhou o artigo, receberá cópia por e-mail do parecer.

ETAPA 4: Publicação dos artigos selecionados na PROFESSARE.

 

AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

Será considerado autorizado, o artigo enviado pelo(os) autor(es) que aceitar as normas de publicação da Revista explicitadas ao longo do processo de submissão.

Trabalhos que contiverem partes de texto de outras publicações do mesmo autor devem obedecer aos limites especificados para manter a originalidade do trabalho elaborado.

Antes de submeter o artigo para publicação, verifique se o mesmo atende às exigências para a publicação na Revista PROFESSARE.

RESPONSABILIDADE PELAS IDEIAS E CONCEITOS

As ideias e conceitos constantes nos artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

NORMAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

A Revista PROFESSARE aceita trabalhos nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

Todos os trabalhos apresentados à Revista PROFESSARE devem seguir as seguintes normas gerais de apresentação:

Margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;

Título no idioma do texto e em inglês (caso o texto seja inglês, apresentar título também em português);

Autor(es), alinhamento à direita, fonte Arial 10, espaço simples. Em nota de rodapé devem constar a Nome, Titulação, Instituição de proveniência e e-mail para correspondência. Pelo menos um dos autores deverá ter o título de doutorado completo ou pelo menos em andamento;

Resumo no idioma do texto (máximo de 250 palavras). Fonte Arial 12, espaço simples e justificado;

Palavras-chave no idioma do texto (entre 3 e 5). Fonte Arial 12, com espaço de uma linha antes e uma depois, separadas por ponto;

Abstract (máximo de 250 palavras). Caso o idioma do texto seja inglês, fornecer resumo em português. Fonte Arial 12, espaço simples e justificado;

Keywords (entre 3 e 5), caso o idioma do texto seja inglês, fornecer palavras-chave em português. Fonte Arial 12, com espaço de uma linha antes e uma depois;

Títulos são alinhados à esquerda, sem recuo e/ou numeração, fonte Arial 12 e caixa alta;

Corpo texto em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado;

Os Artigos Científicos originais devem ter um mínimo de 10 e máximo de 25 páginas e conter os seguintes tópicos:

a) Introdução: Deve iniciar se utilizando de bibliografia apropriada para formular o problema abordado e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

b) Material e Métodos: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os habitualmente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados.

c) Resultados e Discussão: neste item é necessário confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada.

d) Considerações finais: apresentar as considerações finais, buscando confrontar o que se obteve com a problemática do trabalho e com os objetivos inicialmente estabelecidos.

Quando necessário, os nomes científicos ou em outro idioma devem ser escritos em itálico. As abreviações devem ser indicadas no texto em sua primeira aparição. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso.

O número de tabelas e figuras utilizadas no artigo deve ser limitado a compreensão e elucidação do texto. Devem ser inseridas no corpo do texto, para identificação da sua posição e do tamanho aproximado.

Tabelas e figuras possuem numeração independente, que deve ser feita sequencialmente na ordem em que são citadas no texto. Devem também ter uma legenda autoexplicativa, sendo que as tabelas terão legendas na parte superior e as figuras as terão na parte inferior, centralizadas em relação à tabela ou figura. A legenda inicia com o termo "Tabela" ou "Figura" (primeira letra em maiúscula), de acordo com o caso, seguido de um espaço e do número de ordem sequencial, em algarismos arábicos, seguido de hífen entre espaços e do texto da legenda, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e as demais em minúscula, exceção feitas àquelas que normalmente são escritas em maiúsculas. Devem ser citadas no texto como "Tabela" e "Figura" seguidas de espaço e do número correspondente.

Referências: as referências devem estar de acordo com as normas da ABNT.

CITAÇÕES

Citações diretas com menos de 3 (três) linhas são transcritas no corpo de texto entre aspas. Citações com mais de 3 (três) linhas devem figurar em parágrafo próprio, com fonte Arial 10, entre linhas simples, com recuo de 4 cm da margem esquerda e espaços duplos em relação aos parágrafos anterior e posterior. Para todas as citações diretas deve-se mencionar autor, ano e página de onde foram extraídas conforme exemplos a seguir.

A Revista Professare adota o padrão autor/data para a elaboração de citações conforme exemplos abaixo:

Citações indiretas

Ex. 1: Conforme Silva (2013), a educação

Ex. 2: A educação precisa ... (SILVA, 2013).

Citações diretas

Ex. 1: Conforme Silva (2013, p. 222), “a educação [...]”.

Ex. 2: “A educação necessita [...]” (SILVA, 2013, p. 222).

Citação de citação

Ex. 1: Conforme Silva apud Silva (2013), a educação...

Ex. 2: A educação necessita ... (SILVA apud SILVA, 2013).

Ex. 3: Conforme Silva (apud SILVA, 2013, p. 222), “a saúde [...]”.

Ex. 4: “A educação necessita [...]” (SILVA apud SILVA, 2013, p. 222).

REFERÊNCIAS

A REVISTA PROFESSARE adota o modelo ABNT para a elaboração de referências conforme exemplos abaixo:

EXEMPLOS DAS REFERÊNCIAS MAIS COMUNS EM TRABALHOS ACADÊMICOS

A regra geral é: SOBRENOME, Prenome. Título [negrito]: subtítulo. Edição. Local: Editora, ano.

Monografia no Todo

Exemplo: CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. 6. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

Outra obra do(s) mesmo(s) autor(es)repete o nome do autor.

Exemplo: CURY, Augusto Jorge. Nunca desista de seus sonhos. 7. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

CURY, Augusto Jorge. Dez leis para ser feliz. São Paulo: Sextante, 2003.

De 1 a 3 Autores: Referenciam-se todos, separados por ponto e vírgula.

Ex.: DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antônio. Curso de português jurídico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Se há mais de 3 autores, menciona-se o primeiro seguidos da expressão latina et al. (e outros).

Ex.: ANDRADE, Carlos Drummond de. et al. Cinco estrelas. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001.

Coordenador, Organizador, Compilador e Editor

Exemplo: AZEREDO, José Carlos de (coord.). Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Ed. Houaiss, 2009.

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES

A regra geral é: SOBRENOME, Nome do autor. Ponto. Título da obra [em destaque]. Ponto. Ano da defesa. Ponto. Número de folhas [uso da abreviatura f.]. Ponto. Tipo do documento [monografia, dissertação, tese] (Mestrado ou Doutorado em [área de interesse]). Traço. Nome da instituição, vírgula, nome da instituição, vírgula, local.

Exemplo: BUBLITZ, Gustavo Gomes. Contribuições de uma pesquisa de avaliação para o desenvolvimento de uma política de informatização de escolas públicas: O caso do PROINFO/SC. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Administração - área de Gestão Estratégica das Organizações) - Curso de Mestrado em Administração. UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

DICIONÁRIOS, MANUAIS E ENCICLOPÉDIAS

Dicionário

Exemplo: HOUAISS, Antônio (Ed.). Novo dicionário Folha Websites: Inglês/português, português/inglês. Coeditor Ismael Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996. Edição exclusiva para o assinante da Folha de São Paulo.

Manual

Exemplo: SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Coordenadoria de Turismo. Turismo no Código de Defesa do Consumidor: manual de esclarecimentos. São Paulo, 1991.

Enciclopédias

Exemplo: KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998..

 

ENTIDADES COLETIVAS (ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, EMPRESAS)

Se a entidade coletiva tiver denominação genérica entra-se pelo órgão superior (em maiúscula).

Exemplo: PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Secretaria de Educação e Cultura. Caderno de restauro: Solar Lopo Gonçalves. Porto Alegre, 1987.

Se a entidade tiver uma denominação específica se entra diretamente pelo seu nome (em maiúscula).

Exemplo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro, 1989.

MONOGRAFIAS CONSIDERADAS EM PARTES

Quando o autor da parte é o mesmo do todo

Exemplo: SANTOS, Vilmar Pereira dos. Manual de diagnóstico e reestruturação financeira de empresas. São Paulo: Atlas, 1999. p. 11-19.

Quando o autor da parte não for autor do todo

RAPPAPORT, Alfred. Selecionando estratégias que criam valor para os acionistas. In: MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael. (Org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Cap. 9, p. 395-418.

TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS

Exemplo: CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 9, 1998, Goiânia. Anais... Goiânia: ABESS, 1998.

SONNENBURG, Cláudio. Um modelo de fluxo de dados e respectiva arquitetura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES, 7, 1995, Canela. Anais... Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS, 1995. p. 41-60.

ATAS DE REUNIÃO

Exemplo: INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Biblioteca, Curitiba. Ata n. 7 da reunião de 5 de abr. de 1999. Livro 1, p. 5-8.

PUBLICAÇÃO PERIÓDICA (revistas científicas)

Publicação periódica como um todo (coleção)

Exemplo: REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1939-.

BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral.

SÃO PAULO MEDICAL JOURNAL. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1941–. Bimensal. ISSN 0035-0362.

Publicação periódica em partes (artigos publicados em revistas científicas)

Os elementos essenciais são autor(es) ,título do artigo ou matéria, subtítulo , título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final de artigo ou matéria, as informações de período e data de publicação.

Exemplo: WERNKE, Rodney. Contabilidade para a nova economia. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 131, p. 31-43, bimestral, set./out. 2001.

Artigos e matérias de jornais

Os elementos essenciais são: autor (se houver), título, subtítulo (se houver), título do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

Exemplo: NAVES, P. Lagos Andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.13.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE OUTROS DOCUMENTOS

Entrevistas

SOBRENOME DO ENTREVISTADO, Prenome. Assunto ou título do programa. Local do depoimento, entidade onde aconteceu o pronunciamento. Data. Nota indicando o tipo de depoimento e nome do entrevistador.

Exemplo: SUSSENKIND, Arnaldo. Anteprojeto da nova CLT. Porto Alegre, Televisão Guaíba. 29 abr.1979. Entrevista a Amir Domingues.

 

DOCUMENTOS JURÍDICOS

Legislação

Exemplo: SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 janeiros de1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.

Exemplo: BRASIL. Código civil. 46 ed. São Paulo: Saraiva, 1995.

Exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

DOCUMENTOS DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIOS ELETRÔNICOS

Exemplo: ALVES, Castro. Navio negreiro. Disponível em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br/acervo/literatura/autores/castroalves/negreiro.html>. Acesso em: 22 set. 2014.

Exemplo: POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 2004. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dldlpo>. Acesso em: 8 mar. 2004.

IMPORTANTE!

Maior detalhamento das normas para a elaboração de referências pode ser encontrado na normalização de trabalhos acadêmicos da UNIARP disponível em: http://extranet.uniarp.edu.br/secretaria/Normalizao/Normalizacao_corrigida_2013_pdf.pdf

ARTIGOS

Política padrão de seção

RESENHAS

Veja políticas de seção no link "sobre" a revista.

Dossiê: EDUCAÇÃO INCLUSIVA - estudos, possibilidades e práticas pedagógicas

Este dossiê é uma oportunidade para que pesquisadores/as brasileiros/as e/ou estrangeiros/a divulguem suas pesquisas englobando estudos e práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva.

Proponentes

Profa. Dra. Caroline Elizabel Blaszko
Email:carolineblaszko2020@gmail.com

Instituições Vinculadas: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/7383240071679937 

Prof. Dr. Juan Miguel Gonzalez Velasco

Instituições vinculadas: Universidad Mayor de San Andrés - UMSA, La Paz, Bolívia

Profa. Dra. Márcia de Souza Lehmkuhl

Email: lehmkuhlms@gmail.com

Instituições vinculadas: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6715788351239658

Dossiê: FORMAÇÃO DOCENTE: estudos e práticas educativas

Este dossiê é uma oportunidade para que pesquisadores/as brasileiros/as e/ou estrangeiros/a divulguem suas pesquisas englobando estudos, proposições e práticas educativas com foco na formação docente.  

Proponentes

Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva

Email: madalenapereiradasilva@gmail.com

Instituições vinculadas: Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/0471818332882195

Prof. Dr. Joel Cezar Bonin

Email: joel@uniarp.edu.br

Instituições vinculadas: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Faculdades SENAC (Caçador-SC).

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/5599831923296454

Profa. Dra. Caroline Elizabel Blaszko

Email:carolineblaszko2020@gmail.com

Instituições Vinculadas: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

 Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/7383240071679937 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.