PROFESSORES NA LUTA DE CLASSES: RELEMBRANDO LUKÁCS

Autores

  • Flamissiano Izidio Batista Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1595

Resumo

Trata-se de um artigo que visa, através de revisão bibliográfica com cruzamento de ideias e discussão entre autores, discutir e analisar qual é a o posicionamento e a função do professorado da educação básica pública brasileira na luta de classes a partir do marxismo. Para tanto, primeiramente foram analisados estudos sobre o posicionamento do professorado enquanto classe de acordo com a teoria marxista, concluindo com seu posicionamento alinhado ao proletariado. Após isso, foi analisada a tese da proletarização docente no Brasil, entendida como o processo de transformação do professorado em classe explorada pelo capital, cada vez mais próxima do proletariado. Logo após, foi identificado e analisado o processo de sindicalização docente no Brasil, entendido como um processo importante de identificação política entre o professorado e o proletariado. Por sim, visando o cumprimento do objetivo, foram analisadas as contribuições de Georg Lukács em História e Consciência de Classe no sentido de um resgate histórico do sentido da união entre os trabalhadores e de sua consciência de classe.

Biografia do Autor

Flamissiano Izidio Batista, Universidade Federal de Santa Catarina

Formado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia nesta mesma universidade.

Downloads

Publicado

2018-08-12

Como Citar

Batista, F. I. (2018). PROFESSORES NA LUTA DE CLASSES: RELEMBRANDO LUKÁCS. Professare, 7(2). https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1595

Edição

Seção

ARTIGOS