A CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM UMA APAE DO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Graziela Boaszczyk Dalcastagner Centro Universitário de Brusque
  • Camila da Cunha Nunes Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1620

Resumo

Na educação regular como na educação especial é de suma importância a formação para a cidadania, visando o desenvolvimento de sujeitos críticos e responsáveis, que compreendam o seu papel na sociedade. Diante disso, o artigo ressalta a importância de dar visibilidade ao trabalho significativo que é realizado dentro das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Nesse sentido, o trabalho realizado pela docente na turma da Iniciação para o Trabalho buscou desenvolver habilidades práticas necessárias para o convívio em sociedade e também no trabalho, compreendendo que o trabalho não é o fim, mas o caminho para a cidadania e para a inclusão da pessoa com deficiência no contexto social. A metodologia é resultante de uma prática pedagógica realizada na Instituição que buscou ver os sujeitos além das suas deficiências, respeitando desta forma, os ritmos e limitações de cada jovem. Diante disso, ressalta-se que nas vivências propostas para os estudantes com deficiência, buscou-se adaptação, desde as aulas teóricas em sala, como também os projetos com atividades práticas.

Biografia do Autor

Graziela Boaszczyk Dalcastagner, Centro Universitário de Brusque

Pedagoga pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Pós graduanda em Especialização em Educação pela UNIFEBE. Mestranda em Educação pela Universidad de La Empresa (UDE). Atualmente professora na Rede Estadual de Santa Catarina e professora em uma escola privada de Brusque (SC).

Camila da Cunha Nunes, Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação e Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Gama Filho. Graduada em Educação Física pela FURB. Professora titular no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

Downloads

Publicado

2018-08-12

Como Citar

Dalcastagner, G. B., & Nunes, C. da C. (2018). A CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM UMA APAE DO VALE DO ITAJAÍ. Professare, 7(2). https://doi.org/10.33362/professare.v7i2.1620

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)