A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E EM SANTA CATARINA: HISTÓRICO E UMA BREVE ANÁLISE DO IFC/IBIRAMA

Autores

  • Sonia Schappo Imhof Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Isabela Toscan Mitterer Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maritania Ferrazzo Minuscoli Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.591

Resumo

O presente texto pretende historiar a educação profissionalizante ao longo dos anos com ênfase na implantação do Instituto Federal Catarinense, campus Ibirama (IFC/Ibirama), por meio do plano de Expansão da Rede Federal de Educação em cidades interioranas. Para isso, o texto traz a história da educação profissionalizante desde o período colonial até os anos 2000 com as respectivas políticas educacionais implantadas nos diferentes perfis do Estado. Nesse sentido, o resgate histórico foi elaborado ora pelo discurso que o Estado nos apresenta, ora pela leitura dos intelectuais que têm acompanhado e desvelado os impactos das Políticas Educacionais voltadas à Educação Profissionalizante, possibilitando, assim, uma leitura compreensiva do que ela tem representado no Brasil e em Santa Catarina com a implantação de novos campi em cidades interioranas, neste caso, o IFC/Ibirama, bem como compreender a serviço de quem esses campi estão sendo implantados. Os resultados obtidos neste estudo expressaram que, ao longo dos anos, as políticas educacionais voltadas à educação profissionalizante vêm atendendo aos interesses econômicos e às especificidades do mercado de trabalho; a formação ofertada por essa modalidade de ensino mantém a dualidade histórica, dissociando o ensino profissional do ensino propedêutico.

Palavras-chave: Educação Profissionalizante. Rede Federal de Educação. IFETs. IFC/Ibirama.

Professional Education in Brazil and in Santa Catarina: historic overview and a brief analysis of IFC/Ibirama

ABSTRACT

This text intends to historicize the Professional Education over the years with emphasis on the implementation of the “Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama” (IFC/Ibirama) through the expansion plan of the Federal Education Network in small cities. For that reason, the text tells the history of Professional Education since the colonial period to the 2000s with the respective educational policies in different State profiles. In this sense, historical review was prepared either by speech that the state gives us, sometimes by reading the intellectuals that have accompanied and unveiled the impacts of educational policy aimed at the Professional Education, thus enabling a comprehensive reading of what has represented the Professional Education in Brazil and Santa Catarina with the implementation of new campi in small cities, in this case the IFC/Ibirama, then understand to whose purpose those services are being implemented. The results of this study showed that over the years the educational policies aimed at Professional Education are meeting the economic interests, the specifics of the labor market and that the training offered by this type of education keeps the historical duality, dissociating professional teaching of propaedeutic teaching.

Keywords: Professional Education. Federal Education Network. IFETs. IFC/Ibirama.

Biografia do Autor

Sonia Schappo Imhof, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Professora do Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBTT) do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Câmpus Ibirama. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul) e da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora Doutora Maria de Lourdes Pinto de Almeida. Pedagoga e Historiadora, Mestre e Doutora em Educação pela FE da Unicamp, Pós Doc em Políticas Educacionais pela USP e em Política, Ciência e Tecnologia pela Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGE Universidade do Oeste de Santa Catarina e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Frederico Westphalen – URI. Pesquisadora da UNIVESP/USP curso de Educação Valores e Cidadania e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da UNICAMP.

Isabela Toscan Mitterer, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2011). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul), da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação e do Laboratório de Estudos Gramscianos. Atualmente é Diretora de Saúde e Bem Estar Social no Município de Luzerna, Docente nos cursos de Psicologia e Direito da Unoesc Joaçaba e Psicóloga em rede privada de prestação de serviços. 

Maritania Ferrazzo Minuscoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2009). Atualmente é estudante - Universide do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul) e da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Imhof, S. S., Almeida, M. de L. P. de, Mitterer, I. T., & Minuscoli, M. F. (2016). A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E EM SANTA CATARINA: HISTÓRICO E UMA BREVE ANÁLISE DO IFC/IBIRAMA. Professare, 4(3), 85–110. https://doi.org/10.33362/professare.v4i3.591

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)