VOLVER A “LEER” LA LECTURA EN LA ESCUELA

Autores

  • Gustavo Bombini Universidade de Buenos Aires; Universidade Nacional de La Plata; Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de General San Martin

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.680

Resumo

Se reflexiona en este trabajo sobre la lectura como práctica sociocultural tanto en el aula como en el taller fuera de la escuela, ámbitos en los cuales los lectores realizan operaciones de construcción de sentido. Con base en investigaciones de historia, sociología y etnografía de la lectura se opta por destacar las apropiaciones activas que realizan los lectores, cuestionando las nociones tradicionales de aprendizaje que sostienen ciertas didácticas escolares como punto de partida para la construcción de una nueva didáctica de la lectura en la escuela y más allá de ella.

Palabras-clave: Leer. Lectura. Enseñanza. Escuela. Lector.

 

BACK TO “READ” READING AT SCHOOL

ABSTRACT

In this work we reflect upon reading as a cultural practice in the classroom or in the workshop outside the school, fields in which readers build operations of making sense. Based on research of history, sociology and ethnography of reading one has to choose to highlight the active appropriations made by readers, challenging traditional notions of learning held by certain school teaching didactics as a starting point to build a new teaching of reading in school and beyond it.

Keywords: Read. Reading. Teaching. School. Reader.

Biografia do Autor

Gustavo Bombini, Universidade de Buenos Aires; Universidade Nacional de La Plata; Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de General San Martin

Professor de Pós-Graduação e doutor em Letras da Universidade de Buenos Aires. Professor e pesquisador em Ensino de Língua e Literatura na Universidade de Buenos Aires e Universidade Nacional de La Plata. Diretor acadêmico e professor do Bacharelado em Ensino de Língua e Literatura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de General San Martin. Atualmente atua como coordenador-geral de Pós-Graduação de Literatura Infantil do Governo da Cidade de Buenos Aires e como coordenador do Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Nação. Publicou numerosos artigos e livros sobre a leitura, a escrita, o ensino da língua e da literatura, e propostas para o ensino de literatura para o ensino médio (Polimodal). Ele é diretor de Lulu Coquette, revista de ensino da língua e da literatura. Seu livro Os subúrbios de literatura. A história do ensino literário na escola argentina (1860-1960) recebeu o Prêmio de Melhor Livro de Educação (trabalho teórico), da Fundação do Livro de Buenos Aires em 2004.

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Bombini, G. (2015). VOLVER A “LEER” LA LECTURA EN LA ESCUELA. Professare, 4(2), 19–28. https://doi.org/10.33362/professare.v4i2.680

Edição

Seção

ARTIGOS