AS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS: UMA APROXIMAÇÃO AO TEMA

Autores

  • Joel Haroldo Baade Uniarp, Caçador

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.8

Resumo

O presente artigo é uma aproximação ao tema das escolas teuto-brasileiras que se constituíram no âmbito da imigração alemã para o Brasil ao longo do século XIX e primeira metade do século XX. Na medida em que se discorre sobre os diversos aspectos ligados à problemática em questão, ressalta-se a importância das escolas teuto-brasileiras para a história da educação no Brasil. São temas pertinentes para a escrita da história das escolas teuto-brasileiras: a multiplicidade de experiências; a tipologia; o apogeu e declínio; o binômio escola/igreja; e a nacionalização.

Biografia do Autor

Joel Haroldo Baade, Uniarp, Caçador

Possui graduação (2005), mestrado (2007) e Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) em Teologia na área de História da Igreja na América Latina na Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História e Teologia da Igreja Latino Americana e Europeia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Igreja na América Latina e no Caribe, História Cultural, Grupos sociais, Nacionalização, Brasilidade, Germanidade, Imigração Alemã em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, Reformas no século XVI e História da Teologia do século XVI ao século XXI. A sua formação inclui temas como História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular e Metodologia de Pesquisa. Atualmente cursa especialização em Gestão Educacional e graduação em Administração. Também trabalha com educação a distância (EaD) e tem formação na área de planejamento de cursos nesta modalidade. É voluntário no projeto "História de comunidades da IECLB", que visa reunir fontes documentais e visuais no site www.ieclbhistoria.org.br. Desde fevereiro de 2011, é professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Sociologia da Educação, Sociologia Rural, Psicologia da Educação e História da Educação nos cursos de Administração, Pedagogia, História, Geografia, Educação Física, Jornalismo, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Enfermagem e Agronomia. Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6630678639154905.

Downloads

Publicado

2012-05-26

Como Citar

Baade, J. H. (2012). AS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS: UMA APROXIMAÇÃO AO TEMA. Professare, 1(1), 37–49. https://doi.org/10.33362/professare.v1i1.8

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>