RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERSUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO DA ÁREA CENTRAL DE SÃO LUDGERO (SC)

Autores

  • Fábio Boeing Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC
  • MARIOLY OZE MENDES Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC
  • Alcionê Damasio Cardoso Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC
  • Flaviane da Silva Mateus Borges Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/professare.v2i1.85

Resumo

Essa pesquisa investigou a forma como acontece a segregação dos resíduos na área central de uma pequena cidade no sul catarinense, São Ludgero, com 10.951 habitantes (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, 2010). O órgão competente do município informa que a área central do local onde se realizou o estudo, possui 543 residências. Assim, buscou-se identificar o comportamento da população diante a forma adequada de destino dos resíduos, quais seus interesses e preocupações com o assunto e, sobretudo, investigar a consciência destes sobre as consequências socioambientais advindas do problema. Ao observar-se o crescimento populacional, o aumento nos índices de consumo e, consequentemente o crescimento de resíduos, verificou-se que esses poderiam ser reaproveitados, contudo, o desinteresse geral inviabiliza a consolidação de políticas racionais.

Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos. Segregação na origem e destino dos resíduos. Consciência ambiental. Meio ambiente, sociedade e desenvolvimento.

ABSTRACT

This research investigated how waste segregation occurs in the central area of a small town in southern Santa Catarina, São Ludgero, with 10,951 inhabitants, according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2010). However, the national authority of the municipality informs the central area of the city, where the study was conducted, has 543 homes. Thus, we sought to identify the behavior of the population on the proper way of disposal of waste, what their interests and concerns with the subject, and especially those investigating consciousness about the environmental consequences resulting from the problem. When we look at the population growth, the increase in consumption rates and consequently the growth of waste, we found that these could be reused, however, the general disinterest prevents the consolidation of rational policies.

Keywords: Municipal solid waste. Segregation at source and destination of the waste. Environmental awareness. Environment, society and development.

 

Biografia do Autor

Fábio Boeing, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

Geógrafo, Especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais, Coordenador de Pesquisa e professor do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.

MARIOLY OZE MENDES, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

Bacharel em Direito, Administrador (CRA/SC 600476) e Mestre em Gestão de Políticas Públicas: Instituições, Cultura e Sustentabilidade e professor do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE. Contato: www.marioly.com.br

Alcionê Damasio Cardoso, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

Pedagogo, Mestre em Educação, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e professor do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE.

Flaviane da Silva Mateus Borges, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, Orleans, SC

Acadêmica da 6ª Fase do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Boeing, F., MENDES, M. O., Cardoso, A. D., & Borges, F. da S. M. (2013). RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERSUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO DA ÁREA CENTRAL DE SÃO LUDGERO (SC). Professare, 2(1), 93–109. https://doi.org/10.33362/professare.v2i1.85

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)