A INFLUÊNCIA DOS CUIDADOS ESTÉTICOS NOS SINTOMAS DE BAIXA AUTOESTIMA EM IDOSAS ACOMETIDAS DE TRANSTORNO DEPRESSIVO.

Autores

  • Lucimar Filot da Silva Brum Universidade Luterana do Brasil
  • Jessica Gabriele Silva ULBRA
  • Carlos Alberto Sampaio Martins Barros ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v2i2.168

Palavras-chave:

estética, envelhecimento, autoestima, depressão

Resumo

O processo de envelhecimento populacional no Brasil tem aumentado a frequência de baixa autoestima e doenças psiquiátricas, entre as quais, a depressão, que é a desordem mais comum nesse segmento etário. O presente estudo teve como objetivo analisar, através de abordagem qualitativa, o impacto dos cuidados estéticos nos sintomas de baixa autoestima e na melhora da qualidade de vida e do quadro depressivo em idosas acometidas de transtorno depressivo. Para tal, aplicou-se questionário, adaptado a partir da Escala de Autoestima de Rosenberg, antes, imediatamente depois e três semanas após o término de 10 sessões de cuidados estéticos. Os resultados demonstraram que todas as idosas apresentaram melhoria na autoestima e qualidade de vida. Nesse cenário, concluiu-se que os cuidados estéticos têm influência positiva sobre os sintomas de baixa autoestima, e sugere-se que os mesmos tenham influenciado na melhora do prognóstico da depressão. Nesse contexto, o presente estudo demonstra que intervenções multiprofissionais desencadeiam benefícios emocionais e melhoria da qualidade de vida do idoso, o que corrobora com o papel social do Tecnólogo em Estética e Cosmética junto a comunidade, em especial nos pacientes idosos.

Biografia do Autor

Lucimar Filot da Silva Brum, Universidade Luterana do Brasil

Farmacêutica. Doutora em Ciências Biológicas-Bioquimica, Professora do Curso Superior de Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS.

Jessica Gabriele Silva, ULBRA

Tecnóloga em Estética e Cosmética graduada na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Carlos Alberto Sampaio Martins Barros, ULBRA

Médico. Professor do Curso de Medicina ULBRA, Canoas, RS.

Referências

BECKER JÚNIOR, B. et al. Uma comparação dos níveis de depressão entre idosos de acordo com o gênero e a prática da atividade física. In: TEIXEIRA; A. R. ULBRA Terceira Idade – Envelhecimento no Terceiro Milênio. Porto Alegre: Nova Prova, 2008.

BRANDEN, N. O poder da Autoestima. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

BRANDEN, N. Autoestima: como aprender a gostar de si mesmo. 38 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

CATALDO NETO, A.; GAUER, G. J. C.; FURTADO, N. R. Psiquiatria para estudantes de medicina. Google Livros, 2003. Disponível em:

http://books.google.com.br/books/about/Psiquiatria_Para_Estudantes_de_Medicina.html?hl=pt-BR&id=B8LByUTKwS0C. Acesso em: 08 set. 2011.

CORRÊA, A. C. O. Envelhecimento, depressão e doença de Alzheimer. Belo Horizonte: Health, 1996.

DSM-IV-TR. Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: resultados preliminares - São Paulo. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em:

http://www.censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 16 mai. 2011.

KEDE, M. P. V.; SABATOVICH, O. Dermatologia Estética. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2009.

MENEZES, T. M. O.; LOPES, R. L. M.; AZEVEDO, R. F. A pessoa idosa e o corpo: uma transformação inevitável. Revista Eletrônica de Enfermagem, n.3, p.598-604, 2009.

OLIVEIRA, E. Tempo de Mudanças: Corpo Humano. São Paulo: Editora Abril, 2000.

RAMOS, L. R. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo. Caderno de Saúde Pública, n.3, p.793-8, 2003.

PARADELA, E. M. P; LOURENÇO, R. A.; VERAS, R. P. Validação da escala de depressão geriátrica em um ambulatório geral. Revista Saúde Pública, n.6, p.918-23. 2005.

REIS, L. C. dos. Climatério: a busca da feminilidade perdida. 2000. 110p. Dissertação (Pós Graduação em Gerontologia), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2000.

SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica.9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SANTOS, S. M. W. dos; VIEIRA, M. W. Projeto PAADI: Programa de ações para amenizar a depressão de idosos. In: MOSTRATEC - MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 23, 2009, Novo Hamburgo. ANAIS... Novo Hamburgo: ETLVS, 2009, p.1-108.

ZAMPIERI, M. F. M. et al. O processo de viver e ser saudável das mulheres no climatério.Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v.13, n.2, p.305-12. Jun. 2009.

ZANI, R. Beleza e autoestima: atraente em qualquer idade. Rio de Janeiro: Editora Revinter, 1998.

Publicado

2013-09-20

Como Citar

Brum, L. F. da S., Silva, J. G., & Barros, C. A. S. M. (2013). A INFLUÊNCIA DOS CUIDADOS ESTÉTICOS NOS SINTOMAS DE BAIXA AUTOESTIMA EM IDOSAS ACOMETIDAS DE TRANSTORNO DEPRESSIVO. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 2(2), 37–48. https://doi.org/10.33362/ries.v2i2.168

Edição

Seção

Dossiê: Estética e Saúde