A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI: PROTAGONISMO, TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.2132

Palavras-chave:

Autonomia, Cidades Humanizadas, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca dos desafios do século XXI estruturados pela sustentabilidade, pelas tecnologias e pelo protagonismo. A fim de conduzir essa reflexão, buscou-se compreender as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento sustentável, bem como para a construção de cidades humanizadas. Na segunda seção, reflete-se sobre o protagonismo como formação de uma consciência crítica para o potencial transformador. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida na modalidade Revisão de Literatura, mediante análise de textos com autores vinculados às temáticas educacionais, sociais e filosóficas. Dessa forma, conclui-se que para edificação de uma Cidade Humanizada é preciso ressignificar as relações entre os sujeitos e destes com o Estado. As tecnologias são importantes para os avanços e inovações em diversos campos, porém é preciso pensar em alternativas para que estas sejam potencializadoras das mudanças sociais, rompendo com as amarras do capitalismo cruel, excludente, e eficaz na degradação do ser humano. Então, a tecnologia não pode ser pensada apenas pelo objeto em si, mas também pela sua funcionalidade a serviço das mais variadas possibilidades humanas, tais como saúde, bem-estar, sustentabilidade e solidariedade. Sendo assim, a partir da problematização do conceito de ética, compreende-se que embora a globalização enfatize este conceito relacionado à lógica de mercado, na perspectiva humana ele tem outro significado, muito mais comprometido com ideias relacionadas à emancipação dos sujeitos. 

Biografia do Autor

Vanice dos Santos, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Docente pesquisadora no Progra de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. Doutora em Educação (UFRGS). Mestre e Licenciada em Filosofia (UNISINOS). Líder do Grupo de Pesquisa Nesef - Regional Planalto Catarinense. Associada da ANPEd, da ABPEducom e integrante do OIEducom. 

orcid.org/0000-0002-4852-5311

Referências

AIETA, Vania Siciliano. Cidades inteligentes: uma proposta de inclusão dos cidadãos rumo à ideia de cidade humana. Revista de Direito da Cidade. Rio de Janeiro, n.4, v. 08, 2016, p. 1622-164. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/25427/19155. Acesso em: 05 maio 2019.

DAGNINO, Renato. A tecnologia social e seus desafios. In: Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas (online). Campina Grande: EDUEPB, 2014, p. 19-34. Disponível em: http://books.scielo.org/id/7hbdt/pdf/dagnino-9788578793272-04.pdf. Acesso em: 18 maio 2019.

FREIRE, Pedagogia. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed.34, 1996.

NETO, José Paulo; CARVALHO, Maria do Carmo B.. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, 2015.

ROHDEN, Luiz. Sobre a atualidade da paideia grega. In: CENCI, Angelo Vitório; DALBOSCO, Cláudia Almir; MÜHL, Eldon Henrique (Orgs). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Editora da UP, 2009, p. 103- 118.

SANTOS, Vanice dos. Ágora digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em ambiente virtual de aprendizagem. Jundiaí: Paco, 2013.

Downloads

Publicado

2019-11-26

Como Citar

dos Santos, V. (2019). A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI: PROTAGONISMO, TECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE. Revista Interdisciplinar De Estudos Em Saúde, 8(2), 1–6. https://doi.org/10.33362/ries.v8i2.2132

Edição

Seção

V Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território