COMPROMETIMENTO NA METALÚRGICA IANY LTDA. NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES VINCULADOS À PRODUÇÃO

Autores

  • Wagner Cardoso Catarina
  • Nilo Otani Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Jactania Marques Muller

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v3i1.146

Palavras-chave:

Comportamento Organizacional. Comprometimento. Metalúrgica Iany Ltda.

Resumo

O trabalho objetiva correlacionar as percepções dos colaboradores da empresa Metalúrgica Iany Ltda. no contexto do comprometimento organizacional. Para tal finalidade, serve-se de fundamentação teórica da percepção e do comportamento das pessoas na organização, acolhimento de valores, crença e normas por parte do colaborador, utilizando os instrumentos de Meyer e Allen (1991) que institui três bases de comprometimento: afetivo, instrumental e normativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caso com uma pesquisa descritiva e predominante qualitativa. A coleta de dados ocorre por meio de questionário com doze perguntas fechadas aplicada aos colaboradores do departamento de produção. Acurou-se que para 34,58% dos indivíduos a empresa possui um importante significado afetivo, e 30,83% sentem os problemas da empresa como seus. Paradoxalmente, 31,25% ficam na empresa por entender ser uma necessidade atual. Espera-se que os resultados da pesquisa caracterizem os aspectos concernentes ao tema ora proposto, quanto às percepções dos colaboradores sobre comprometimento e suas bases.

Biografia do Autor

Wagner Cardoso Catarina

Especialista em Gestão de Pessoas.

Nilo Otani, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

CATARINA, W. C.; OTANI, N.; MULLER, J. M. COMPROMETIMENTO NA METALÚRGICA IANY LTDA. NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES VINCULADOS À PRODUÇÃO. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 3, n. 1, p. 6–20, 2014. DOI: 10.33362/visao.v3i1.146. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/146. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos