O PROFISSIONAL CONTADOR INVESTIDO NA FUNÇÃO DE PERITO CONTÁBIL

Autores

  • Paulo Henrique Levecke Uniarp, Caçador, SC

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v3i1.165

Palavras-chave:

Perito Contábil, Assistente Técnico, Laudo Pericial Contábil

Resumo

A origem do termo perito vem do latim peritus e significa aquele que entende, conhece profundamente, que sabe por experiência; em inglês derivou para expert, que é aquele, que conhece e entende determinados fatos, ou pela sua técnica ou ciência, normalmente, interpreta o significado de tais fatos. O perito é pessoa, que nomeado pelo juiz ou escolhido pelas partes, em um litígio vai participar ou realizar uma perícia considerando a utilidade de seus conhecimentos específicos sobre matéria da qual versa o juiz. O perito contábil existe em função das necessidades de apreciação de uma técnica que escape ao conhecimento dos juizes, autoridades que nomeiam o perito, considerando-o um assessor, pois esclarece o que o juiz percebe, mas não compreende em toda a extensão. Após a nomeação do perito, podem as partes indicar assistentes técnicos os quais devem ser profissionais de sua confiança. Já, o laudo pericial contábil, representa peça escrita na qual os peritos expõem, de forma circunstanciada,as observações e estudos que fizeram e registraram para as conclusões do laudo pericial.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Levecke, Uniarp, Caçador, SC

Paulo Henrique Levecke possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade do Contestado Campus de Caçador (1999). Especialista em Ciências Sociais Aplicadas Área de Concentração: Contabilidade Gerencial e Administração Financeira em (2001), com a Monografia Intitulada: O Professor de Contabilidade no Contexto das Novas Exigências. Concluiu em março de 2004, o Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Ciências Sociais Aplicadas - Área de Concentração: Controladoria e Planejamento Tributário , ambas pela Universidade do Contestado - UnC. Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, da referida Instituição. Atuando nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Financeira; Contabilidade Tributária; Comércio Exterior; Gestão de Custos I ; Gestão de Custos II ; Prestando Consultorias nas áreas de Perícias Contábeis. Currículo Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4113191U2

Downloads

Publicado

2014-02-27

Como Citar

LEVECKE, P. H. O PROFISSIONAL CONTADOR INVESTIDO NA FUNÇÃO DE PERITO CONTÁBIL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 3, n. 1, p. 48–55, 2014. DOI: 10.33362/visao.v3i1.165. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/165. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)