COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: PÚBLICOS DE INTERESSE E PERSONA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Adriana Sturmer Universidade Feevale
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Luana Leão Universidade Feevale
  • Mikaela de Souza Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v8i1.1728

Palavras-chave:

Relações públicas. Personas. Públicos de interesse.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir o conceito de personas junto às demais abordagens sobre públicos de interesse no contexto da comunicação estratégica organizacional. Do ponto de vista de seu objetivo, o artigo constitui uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental são os procedimentos técnicos utilizados para resgatar as classificações de públicos de interesse mais tradicionais, apresentar o conceito de personas e discutir as noções de Inbound Marketing e Inbound PR. A intenção é contribuir para estabelecer um debate, baseado na noção de personas, sobre formatos, modelos ou caminhos mais específicos para identificar as características dos públicos com os quais uma organização se relaciona, atrelando tais características à estratégia de comunicação. Como resultados, cita-se que é possível identificar, através da metodologia Inbound PR, o potencial de influência das relações públicas na construção de uma comunicação de resultados que seja voltada para o indivíduo, para as personas.

Palavras-Chave: Relações públicas. Personas. Públicos de interesse.

 

STRATEGIC COMMUNICATION: PUBLIC INTEREST AND ORGANIZATIONAL PERSONA

Abstract: The present work has the objective of discussing the concept of personas along with the other approaches on public interest in the context of strategic organizational communication. From the point of view of its objective, the article constitutes an exploratory research of qualitative approach. Bibliographical research and documentary research are the technical procedures used to retrieve the most traditional classifications of interest, present the concept of personas and discuss the notions of Inbound Marketing and Inbound PR. The intention is to contribute to establish a debate, based on the notion of personas, about more specific formats, models or paths to identify the characteristics of the public with which an organization relates, linking such characteristics to the communication strategy. As results, it is possible to identify, through the Inbound PR methodology, the potential influence of the public relations in the construction of a communication of results that is directed towards the individual, for the people.

Keywords: Public relations. Personas. Public interest.

Biografia do Autor

Adriana Sturmer, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2018); Professora e coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo na Universidade Feevale.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social pela PUCRS; Coordenador do Laboratório de Criatividade e Professor do Mestrado em Indústria Criativa (Universidade Feevale).

Luana Leão, Universidade Feevale

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Feevale.

Mikaela de Souza, Universidade Feevale

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Feevale; Bolsista do Laboratório de Criatividade da Universidade Feevale.

Referências

COOPER, Alan. The inmates are running the asylum. Sams Publishing, 2004.

FEIJÓ, Ariane Sefrin. INBOUND PR: A Comunicação Sincronizada que pode gerar reputação e vendas simultaneamente. Belo Horizonte: IX Congresso Abrapcorp, 2017.

FEIJÓ, Ariane Sefrin. Canvas da Comunicação. Otimifica, 2016. Disponível em: <http://otimifica.rds.land/canvas-da-comunicacao> Acesso em 17 out. 2017.

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2a edição. São Paulo: Summus, 2003.

FRANÇA, Fábio. Gestão de Relacionamentos Corporativos. In: GRUNIG, James E.; FERRARI, Maria Aparecida; FRANÇA, Fábio. Relações Públicas Teoria, Contexto e Relacionamentos. São Paulo: Difusora, 2011.

FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: business relationship. - 3ª ed. - São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2012.

GODIN, Seth. Marketing de permissão: transformando desconhecidos em amigos e amigos em clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

GRUNIG, James E.; FERRARI, Maria Aparecida; FRANÇA, Fábio. Relações Públicas Teoria, Contexto e Relacionamentos. São Paulo: Difusora, 2011.

GRUNIG, James E. e HUNT, Todd T. Managing Public Relations. Maryland: HBJ, 1984.

HOTMART. Como criar uma persona para o seu negócio? 2017. Disponível em: <https://blog.hotmart.com/pt-br/afiliados/como-criar-persona-negocio/> Acesso em 15 out. 2017.

HUBSPOT. Disponível em: <https://br.hubspot.com/> Acesso em: 08 set. 2017.

HUBSPOT. O que é Inbound Marketing? 2016. Disponível em: <https://br.hubspot.com/blog/o-que-e-inbound-marketing> Acesso em 09 set. 2017.

HUBSPOT. What is Inbound Marketing?. 2017. Disponível em: <https://www.hubspot.com/inbound-marketing> Acesso em: 09 set. 2017.

KOTLER, P.; FOX, Karen F. A. Marketing Estratégico para Instituições Educacionais. São Paulo: Atlas, 1994.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OWENS, Stefanie. Design Personas vs Marketing Personas: They. Are. Different! Disponível em: <https://medium.theuxblog.com/design-personas-vs-marketing-personas-they-are-different-27 24992acc78> Acesso em: 20 jul. 2017.

PENTEADO, J.R. Whitaker. Relações Públicas nas empresas modernas. 3a edição. São Paulo: Pioneira, 1984.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

STEYN, Benita. From strategy to corporate communication strategy: A conceptualisation. In: Journal of Communication Management, Vol. 8. 2 ed. Cape Town: Emerald Group Publishing Limited, 2004.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

STURMER, A.; PINHEIRO, C. M. P.; LEÃO, L.; SOUZA, M. de. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: PÚBLICOS DE INTERESSE E PERSONA ORGANIZACIONAL. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 8, n. 1, p. 25–43, 2019. DOI: 10.33362/visao.v8i1.1728. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1728. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos