PERCEPÇÃO DA GERAÇÃO Y SOBRE O TRABALHO E O AMBIENTE ORGANIZACIONAL: A REALIDADE DE UMA EMPRESA DE EMBALAGENS DE SANTA CATARINA

Autores

  • Geneia Lucas dos Santos UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP UFRGS
  • Jhony Pereira Moraes
  • Raquel Prá
  • Bethânia Solle

DOI:

https://doi.org/10.33362/visao.v8i1.1732

Palavras-chave:

Fatores motivacionais. Geração Y. Gestão de Pessoas. Ambiente organizacional

Resumo

Este artigo teve o intuito de identificar a percepção dos colaboradores da Geração Y sobre o trabalho e o ambiente organizacional de uma empresa de Santa Catarina. Realizou-se uma pesquisa de método misto (qualitativa e quantitativa), descritiva, bibliográfica; com aplicação de questionário em uma amostra de 199 trabalhadores pertencentes à Geração Y de uma organização. Os dados foram analisados através de métodos estatísticos e interpretação de conteúdo. Quanto à percepção da Geração Y em relação ao ambiente organizacional foram: desenvolvimento profissional, benefícios oferecidos, reconhecimento, remuneração e horário flexível. Conforme os resultados evidenciados na pesquisa, três são as características mais valorizadas em um ambiente profissional: oportunidades de aprendizado e desenvolvimento (15%), possibilidade de construção de uma carreira e o desenvolvimento profissional (ambos 11%). Além disso, a oferta de boa remuneração e o reconhecimento do funcionário são aspectos que somam para a constituição de um ambiente prazeroso para se trabalhar.

Palavras-Chave: Fatores motivacionais. Geração Y. Gestão de Pessoas. Ambiente organizacional.

 

PERCEPTION OF GENERATION Y ABOUT WORK AND THE ORGANIZATIONAL ENVIRONMENT: THE REALITY OF A PACKAGING COMPANY IN SANTA CATARINA

Abstract: This article aimed to identify the perception of Generation Y employees about work and organizational environment of a packaging company in Santa Catarina. A mixed method (qualitative and quantitative), descriptive, bibliographic research was carried out; with a questionnaire application in a sample of 199 workers, who belonging to the Generation Y of an organization. Data was analyzed through statistical methods and content interpretation. As for the perception of Generation Y in relation to the organizational environment were: professional development, benefits offered, recognition, remuneration and flexible hours. According to the research results, three are the most valued characteristics in a professional environment: learning and development opportunities (15%), the possibility of develop a career and the professional development (both 11%). In addition, the offer of good remuneration and the recognition of the employee are aspects that add up to the constitution of a pleasant environment of work.

Keywords: Motivational factors. Generation Y. People Management. Organizational environment.

Biografia do Autor

Geneia Lucas dos Santos, UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE - UNIARP UFRGS

Doutoranda em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas, Mestre em Administração de Empresas (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Fpolis/SC); Graduada em Psicologia (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP) e em Administração de Empresas (Universidade do Contestado - UnC Caçador/SC). Especializou-se em Administração de recursos humanos (UnC - Caçador) e em Dinâmica de grupo e gestão de equipes (Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc Joaçaba/SC). Tem experiência profissional em gestão de pessoas, atuou principalmente nos subsistemas de recrutamento, seleção incluindo avaliações psicológicas, treinamento e desenvolvimento e como gestora de sistemas de qualidade em empresas privadas (RD - ISO 9001), auditorias de primeira e segunda parte (Lead auditor pela BVQI). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Psicologia e professora no ensino superior da UNIARP, ministrando disciplinas como Gestão de pessoas, Processos grupais, Psicologia organizacional, Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC; Ainda dentro da universidade exerce outras atividades como professora conteudista no ensino EaD/ Uniarp; Orientadora de TCC´s, projetos de pesquisa e de extensão (PAEC/ FAP). Atua como membro nos colegiados de Administração e Psicologia; membro titular do Conselho Universitário - CONSUN. Revisora de periódico - Revista Visão (Administração e Ciências Contábeis) e Revista RIES (Saúde). Membro da Associação do psicólogos de Caçador e Região - APSIC. Colaboradora voluntária do CRP 12.

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

LUCAS DOS SANTOS, G.; PEREIRA MORAES, J.; PRÁ, R.; SOLLE, B. PERCEPÇÃO DA GERAÇÃO Y SOBRE O TRABALHO E O AMBIENTE ORGANIZACIONAL: A REALIDADE DE UMA EMPRESA DE EMBALAGENS DE SANTA CATARINA. Revista Visão: Gestão Organizacional, Caçador (SC), Brasil, v. 8, n. 1, p. 57–72, 2019. DOI: 10.33362/visao.v8i1.1732. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/visao/article/view/1732. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos