Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Professare é um periódico semestral do Núcleo de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe publicado em formato eletrônico (ISSN 2238-9172). A revista publica textos inéditos e revistos nas áreas de educação e textos interdisciplinares em diálogo com a educação. Ela atua como canal de socialização de conhecimento e de pesquisas que apresentem temas pertinentes a políticas públicas e processos formativos em educação.

Missão: Divulgar conhecimento na área de educação, principalmente de licenciaturas. Apresentar resultados de pesquisas inovadoras na área da educação e de áreas afins que abordem temas relevantes ao pensamento educacional. Ser um registro público e histórico do conhecimento educacional e pedagógico contemporâneo. Propagar o conhecimento produzido pelos membros do Núcleo de Pesquisa Políticas Públicas e Processos Formativos em Educação e de academias e pesquisadores que com ele cultivem redes de relacionamento.

 

Políticas de Seção

DEPOIMENTOS-ENTREVISTAS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Seção destinada aos artigos que compõe o dossiê temático de cada número da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

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RELATO DE EXPERIÊNCIA

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RESENHAS

Veja políticas de seção no link "sobre" a revista.

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DOCÊNCIA E PRÁTICAS CURRICULARES

 Visa estudar os processo de formação em todos os seus níveis, com ênfase na formação inicial e continuada como também as estruturas  curriculares e organizativas, práticas educativas e avaliativas.

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EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Investigações sobre a formação inicial e continuada, com foco na utilização das tecnologia digitais da informação e comuniação (TDIC) na educação, suas práticas e epistemologias em diferentes espaços e níveis educacionais

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POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS FORMATIVOS EM EDUCAÇÃO

Contempla pesquisas sobre políticas públicas de educação e organização das instituições educacionais em diferentes contextos de formação.

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TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO

Os temas transversais em educação envolvem questões de ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual. Essas questões englobam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania.     

               

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EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Abrange temas relacionados às políticas públicas e atenção a indivíduos e grupos.  Contempla estudos referentes à promoção, educação e vigilância em saúde. 

 

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PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

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PROJETOS, PROGRAMAS E PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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GESTÃO E ORGANIZAÇÕES ASSOCIATIVAS

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RESUMOS DAS DISSERTAÇÕES DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM DESENVOLVIMENTO E SOCIEDADE

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESUMOS DAS DISSERTAÇÕES DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos são submetidos ao exame simultâneo de dois avaliadores integrantes do Conselho Científico do periódico pelo sistema de Avaliação Cega (Blind Review). Nem os autores nem os avaliadores terão seus nomes divulgados durante a avaliação. Os avaliadores possuem um prazo de até seis semanas para emitirem um parecer favorável, desfavorável ou favorável sob condições de revisão. Um terceiro avaliador pode ser consultado, caso haja divergência de opinião nos pareceres. Este terceiro avaliador terá um prazo de até quatro semanas para emitir seu parecer.

 

Periodicidade

Professare é uma publicação semestral (maio/junho e outubro/novembro) em formato eletrônico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.