RELAÇÕES ENTRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL

JULIANA PEDROSO BRUNS, CAMILA DA CUNHA NUNES

Resumo


Este artigo objetiva realizar uma análise bibliográfica reflexiva sobre as implicações que as notas obtidas com as avaliações em larga escala provocam no contexto escolar e quais seus impactos para a qualidade educacional no Brasil, tendo em vista a promoção em educação com o ensino organizado em ciclos. Para tal, buscou-se como aporte teórico documentos oficiais e autores que dialogam sobre o assunto. O levantamento dos dados obtidos com a aplicação das avaliações em todo o país, subsidiam a formulação e o monitoramento das políticas públicas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, visando a contribuir com a melhoria do ensino e a qualidade da educação. Além dos alunos avaliados, os professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos que realizam as provas, bem como os diretores das escolas, também são convidados a responder questionários referentes a formação profissional, práticas pedagógicas e nível socioeconômico. Com a aplicação das avaliações, passou-se a estabelecer-se um instrumento de domínio do trabalho escolar e de fortalecimento da meritocracia, ciente que de modo influente, está subjacente ao trabalho escolar. O desempenho obtido nessas avaliações determina a pontuação obtida por cada escola e, consequentemente, seu resultado implicará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Assim, nessa pesquisa, buscou-se não concluir, mas refletir sobre possíveis caminhos futuros a serem trilhados diante da aplicação das avaliações em larga escala e seus impactos para a qualidade educacional do país.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33362/professare.v7i2.1607

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ISSN: 2238-9172

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