A CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA EM UMA APAE DO VALE DO ITAJAÍ

Graziela Boaszczyk Dalcastagner, Camila da Cunha Nunes

Resumo


Na educação regular como na educação especial é de suma importância a formação para a cidadania, visando o desenvolvimento de sujeitos críticos e responsáveis, que compreendam o seu papel na sociedade. Diante disso, o artigo ressalta a importância de dar visibilidade ao trabalho significativo que é realizado dentro das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Nesse sentido, o trabalho realizado pela docente na turma da Iniciação para o Trabalho buscou desenvolver habilidades práticas necessárias para o convívio em sociedade e também no trabalho, compreendendo que o trabalho não é o fim, mas o caminho para a cidadania e para a inclusão da pessoa com deficiência no contexto social. A metodologia é resultante de uma prática pedagógica realizada na Instituição que buscou ver os sujeitos além das suas deficiências, respeitando desta forma, os ritmos e limitações de cada jovem. Diante disso, ressalta-se que nas vivências propostas para os estudantes com deficiência, buscou-se adaptação, desde as aulas teóricas em sala, como também os projetos com atividades práticas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33362/professare.v7i2.1620

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

ISSN: 2238-9172

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200