A LITERATURA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: “O ATENEU”, DE RAUL POMPÉIA, E OS IMPACTOS PSÍQUICOS DOS PROCESSOS VERBAIS

Adelcio Machado dos Santos, Ana Paula Carneiro Canalle

Resumo


Este artigo colima o escopo de, a partir do texto composto por Raul Pompéia intitulado O Ateneu, analisar e explicar que o gênero literário, romance, fornece abundante subsídio com capacidade de servir como fonte para pesquisa em Educação. O referido texto é considerado um dos livros mais importantes do Realismo brasileiro e versa sobre o personagem Sérgio, já adulto, que a partir de uma narrativa descreve sua experiência como aluno interno do Colégio Ateneu. Trata-se o romance de um gênero literário que tem como pressuposto representar a realidade, intercalando, na narrativa, características psicológicas e socioculturais da época em que foi escrito, contribuindo, a partir do estudo da linguagem, de forma eficaz, para agregar valor às pesquisas da Psicologia em Educação. Importante ressaltar que, na medida em que os atores envolvidos no processo de aprendizagem dispuserem de informações a respeito dos conteúdos, maiores serão as oportunidades de melhoramento das atividades pedagógicas. Evidenciando-se, destarte, o amplo valor heurístico dos estudos psíquicos para a Educação e a exigência de se efetivar maior simultaneidade entre a Psicologia e a Pedagogia pela sinergia, gerando maior eficácia cognitiva.

Palavras-chave: Literatura. Educação. Impactos.

ABSTRACT

This article aims to analyse and explain the literary genre novel, based on the “O Ateneu” novel, written by Raul Pompeia, since it provides abundant material for research in education . The before named text is considered one of the most important books of Brazilian Realism and deals with Sergio as an adult character in a narrative that describes his experience as an internal student of the Ateneu School. The novels are a part of the  literary genre that intends to show reality , merging into the narrative psychological and sociocultural characteristics of the historical period it was written. These factors, in addition to the study of language may effectively add value to searches of Psychology in Education . It is important to highlight that the more the parts involved on the educational process have information about the contents, the better developed will be the teaching activities. Importantly, to the extent that the actors involved in the learning process has information about the content , the greater the opportunities for improving educational activities . Thus, we evidence the broad heuristic value of psychic studies for Education and the requirement to conduct a closer alignment between Psychology and Pedagogy from the synergy , yielding greater cognitive efficiency .

Keywords: Literature . Education. Impacts .

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.33362/professare.v2i1.218

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

ISSN: 2238-9172

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200