A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E EM SANTA CATARINA: HISTÓRICO E UMA BREVE ANÁLISE DO IFC/IBIRAMA

Sonia Schappo Imhof, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Isabela Toscan Mitterer, Maritania Ferrazzo Minuscoli

Resumo


O presente texto pretende historiar a educação profissionalizante ao longo dos anos com ênfase na implantação do Instituto Federal Catarinense, campus Ibirama (IFC/Ibirama), por meio do plano de Expansão da Rede Federal de Educação em cidades interioranas. Para isso, o texto traz a história da educação profissionalizante desde o período colonial até os anos 2000 com as respectivas políticas educacionais implantadas nos diferentes perfis do Estado. Nesse sentido, o resgate histórico foi elaborado ora pelo discurso que o Estado nos apresenta, ora pela leitura dos intelectuais que têm acompanhado e desvelado os impactos das Políticas Educacionais voltadas à Educação Profissionalizante, possibilitando, assim, uma leitura compreensiva do que ela tem representado no Brasil e em Santa Catarina com a implantação de novos campi em cidades interioranas, neste caso, o IFC/Ibirama, bem como compreender a serviço de quem esses campi estão sendo implantados. Os resultados obtidos neste estudo expressaram que, ao longo dos anos, as políticas educacionais voltadas à educação profissionalizante vêm atendendo aos interesses econômicos e às especificidades do mercado de trabalho; a formação ofertada por essa modalidade de ensino mantém a dualidade histórica, dissociando o ensino profissional do ensino propedêutico.

Palavras-chave: Educação Profissionalizante. Rede Federal de Educação. IFETs. IFC/Ibirama.

Professional Education in Brazil and in Santa Catarina: historic overview and a brief analysis of IFC/Ibirama

ABSTRACT

This text intends to historicize the Professional Education over the years with emphasis on the implementation of the “Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama” (IFC/Ibirama) through the expansion plan of the Federal Education Network in small cities. For that reason, the text tells the history of Professional Education since the colonial period to the 2000s with the respective educational policies in different State profiles. In this sense, historical review was prepared either by speech that the state gives us, sometimes by reading the intellectuals that have accompanied and unveiled the impacts of educational policy aimed at the Professional Education, thus enabling a comprehensive reading of what has represented the Professional Education in Brazil and Santa Catarina with the implementation of new campi in small cities, in this case the IFC/Ibirama, then understand to whose purpose those services are being implemented. The results of this study showed that over the years the educational policies aimed at Professional Education are meeting the economic interests, the specifics of the labor market and that the training offered by this type of education keeps the historical duality, dissociating professional teaching of propaedeutic teaching.

Keywords: Professional Education. Federal Education Network. IFETs. IFC/Ibirama.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33362/professare.v4i3.591

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ISSN: 2238-9172

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