AS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS: UMA APROXIMAÇÃO AO TEMA

Joel Haroldo Baade

Resumo


O presente artigo é uma aproximação ao tema das escolas teuto-brasileiras que se constituíram no âmbito da imigração alemã para o Brasil ao longo do século XIX e primeira metade do século XX. Na medida em que se discorre sobre os diversos aspectos ligados à problemática em questão, ressalta-se a importância das escolas teuto-brasileiras para a história da educação no Brasil. São temas pertinentes para a escrita da história das escolas teuto-brasileiras: a multiplicidade de experiências; a tipologia; o apogeu e declínio; o binômio escola/igreja; e a nacionalização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33362/professare.v1i1.8

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

ISSN: 2238-9172

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200