A LEITURA LITERÁRIA E O MÉTODO RECEPCIONAL: POSSIBILIDADES DE RECEPÇÃO DAS OBRAS “A CRUZADA DAS CRIANÇAS”, DE BERTOLT BRECHT, E “FUMAÇA”, DE ANTÓN FORTES

Alexandre Leidens, Fabiano Tadeu Grazioli

Resumo


Este trabalho procura elucidar o Método Recepcional para o ensino de Literatura no Ensino Médio, abordando-o tanto em uma perspectiva teórica quanto prática e, posteriormente, propondo uma sequência didática a partir das orientações do método ancorada em fatos históricos tratados pela literatura, tematizados na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto. Para isso, são discutidos os pressupostos teóricos do método, bem como as justificativas e fundamentos para sua aplicação, subsidiando-se da Estética da Recepção e tendo em vista a formação leitora coerente, sistemática e assistida do estudante por meio da ampliação do seu horizonte de expectativas. Acredita-se que apresentar uma proposta didática a partir do método, visando à emancipação dos estudantes e utilizando-se de temas que lhes despertam interesse seja um quesito facilitador para o professor e fundamental para os estudantes entenderem como e porque a leitura e recepção literária são importantes.

Palavras-chave: Método Recepcional. Horizonte de Expectativas. Leitura Literária.

The literary reading and the recepcional method: possibilities of
reception of the books: “A cruzada das crianças”, by Bertolt Brecht, and “Fumaça”, by Antón Fortes

ABSTRACT

This work seeks to elucidate the Recepcional Method for Literature teaching at High School. It approches the matter both in theoretical and in a practical perspective. Then, it proposes a didactic sequence from the method based on the orientation of it. This work is anchored in historical facts presented by the Literature in which they talk about World War II and the Holocaust. Thus, it is discussed the theoretical assumptions of the method as well as the reasons and grounds for its application. This work brings about a contribution from the Aesthetics of Reception and it has as an objective a consistent reader training, in a systematic and assisted way. So, the student is able to open his horizon of expectations. It is believed that presenting a didactic proposal from the method aims the emancipation of the students and it uses themes which call their attention. This is a facilitator item for the teacher and mainly for the students understand how and why reading and the Literary Recepcion are important.

Keywords: Recepcional Method. Horizon of Expectations. Literary Reading.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33362/professare.v5i2.891

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 

ISSN: 2238-9172

-------------------------------------------------------------

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)- Rua Victor Baptista Adami, 800- Centro
CEP: 89500-000 - Cx. Postal 232 - Fone: (49) 3561-6200