A PRÁTICA DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA MELHORIA DA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS.

Joel Cezar Bonin, Solange da Silva

Resumo


The Practice of Participant Observation in Improving the Management of Companies

Resumo: O presente artigo tem como intento apresentar uma visão na qual Antropologia e Administração possam andar lado a lado. A Antropologia como estudo feito pelo homem e sobre o homem pode servir de ferramenta à Administração na medida em que essa se debruça sobre o pensamento e a utilidade do conhecimento do capital humano que uma empresa possui.  Elucidar uma ciência da modernidade, a Antropologia, e relacioná-la com a administração de empresas revela alguns métodos antropológicos que contribuem significativamente para o desenvolvimento de uma organização. A análise em questão é resultado de pesquisa bibliográfica e estudo de caso que visam à investigação da observação participante. Esse método consiste em participar, de uma forma sistemática, na vida cotidiana da sociedade (ou empresa, no caso) que se quer analisar. Para isso, avigora a necessidade da vivência do pesquisador com o grupo observado para melhor compreensão da cultura e dos acontecimentos. Para que uma empresa vença e se torne competitiva, de fato, é fundamental que ela considere, em primeiro lugar, o capital humano que ela possui e conheça o real interesse de seus funcionários em torná-la uma empresa de sucesso.  Contudo, “o olhar antropológico, que possibilita a compreensão da diferença e o consequente retorno reflexivo, não é somente uma opção para as organizações, é uma necessidade inadiável, sob o risco de dissolução de continuidade” (MENDES, 2011, p.15) das atividades competitivas das empresas em seus ramos de negócio.

Palavras chaves: Observação participante. Antropologia. Administração de empresas.

 

Abstract: The great intent, as researchers, is to present a vision in which Anthropology and Administration can follow side by side. The anthropology as a study done  by the man and about it can serve as a tool for management in that it focuses on the thought and usefulness of the knowledge of human capital that a company owns. Elucidate a modern science, anthropology and relate it to business administration, reveals some anthropological methods that contribute significantly to the development of an organization. This article is the result of literature research and a case study aimed at investigation of the participant observation. This method consists in participating in a systematic way, in everyday life of society (or business, as in this case) that matters to analyze. For this reason, invigorates the need of the experience of the researcher with the group observed to better understand the culture and events. For a company succeed and become competitive in fact, it is critical to consider, firstly, the human capital and identify that it has the real interest of their employees in making it a successful company. However, "the anthropological gaze, which further our understanding of the difference and the consequent return reflective, is not only an option for organizations is an urgent need, in danger of dissolution of continuity" (MENDES, 2011, p. 15) of competitive activities of companies in their lines of business.

Keywords: Participant Observation. Anthropology. Companies Management.

 


Palavras-chave


Observação participante. Antropologia. Administração de empresas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33362/visao.v2i1.102

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ISSN: 2238-9636

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