ALIANÇAS ESTRATÉGICAS x VANTAGENS COMPETITIVAS: UM ESTUDO DE CASO DA PARCERIA ENTRE UMA EMPRESA DE PLÁSTICOS E SEUS FORNECEDORES INTEGRADOS

Geneia Lucas dos Santos, Vilmar José Zaccaron

Resumo


Neste estudo objetivou-se identificar a existência de alianças estratégicas entre uma empresa de embalagens plásticas e o seu principal fornecedor integrado, uma clicheria (catarinense), analisando os elementos presentes e conhecendo as principais vantagens competitivas adquiridas ou conquistadas por ambas. Para tanto foi desenvolvido um estudo de caso de abordagem qualitativa, com natureza descritiva, onde os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto ao fornecedor integrado, e por intermédio de relatórios disponibilizados pela empresa. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se com o estudo que os fornecedores que representam o maior custo para a empresa, não são os selecionados como integrados, e sim aqueles que exercem função estratégica voltada à qualidade no produto final. Segundo os gestores, a empresa vende imagem, soluções e não somente uma embalagem. Entre os 24 fornecedores selecionados, apenas 3 foram classificados como integrados, destes após avaliação das vantagens competitivas pode-se chegar à conclusão que a clicheria seria a que além das vantagens também apresenta uma forma de aliança estratégica, pois por intermédio dela, da disponibilização da sua tecnologia e know how de mercado, atende ao propósito maior da empresa que é o valor pela qualidade.

Palavras-Chave: Alianças Estratégicas. Vantagens Competitivas. Relação Cliente-Fornecedor.

Strategic Alliances X Competitive Advantages: a partnership case study between a company of plastics and its suppliers integrated

Abstract: This study aimed to identify the existence of strategic alliances between plastic packaging company and its major integrated supplier, clicheria (Santa Catarina), analyzing the elements present and knowing the main competitive advantages acquired or conquered by both. Therefore we developed a case study of qualitative approach, descriptive, where data were collected through semi-structured interviews, applied by the integrated supplier, and through reports provided by the company. Data were analyzed using content analysis technique. Realized with the study that suppliers represent the largest cost for the company, they are not selected as integrated, but those who exercise strategic role focused on the quality of the final product. According to managers, the company sells image, solutions and not just a package. Among the 24 selected suppliers, only 3 were classified as integrated, these after evaluation of competitive advantage can come to the conclusion that clicheria would be that besides the advantages also features a form of strategic alliance, because through it, the provision of its technology and know-how of the market, serves the greater purpose of the company which is the value for the quality.

Keywords: Strategic Alliances. Competitive. Customer-Supplier Relationship.


Palavras-chave


Alianças Estratégicas; Vantagens Competitivas; Relação Cliente-Fornecedor

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DOI: http://dx.doi.org/10.33362/visao.v1i2.1035

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ISSN: 2238-9636

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