VISÃO BASEADA EM RECURSOS NO CLUSTER VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA

Bibiana Skrebsky de Almeida, Flávia Camargo Bernardi, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Tânia Craco, Maria Emilia Camargo, Alice Munz Fernandes, Mayara Pires Zanotto

Resumo


O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão da literatura sobre clusters e a Visão Baseada em Recursos (RBV). O artigo teve como objeto de estudo o cluster vitivinícola da Serra Gaúcha/RS. Com o referido estudo foi possível compreender como a RBV pode ser utilizada para criar vantagens competitivas.  A metodologia utilizada foi uma pesquisa básica de revisão de literatura, exploratória, bibliográfica e documental. Averigou-se como resultado que o cluster apresenta potencial para se destacar internacionalmente, desde que analise seus recursos e a maneira como eles podem ser estratégicos, principalmente com espumantes e vinhos tintos da variedade merlot, que já possuem reputação firmada. Também foi observado que o cluster apresenta alguns desafios:  distribuição, equilibrio entre a produção e a oferta e a concorrência com vinhos importados.

Palavras-Chave: Clusters. Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva.

 

Resource-based vision in the cluster of Saw Gaúcha Wildlife

Abstract: The present study was carried out through a review of the cluster literature and the Resource Based View (RBV). The article had as object of study the viticulture cluster of Serra Gaúcha / RS. With this study it was possible to understand how RBV can be used to create competitive advantages. The methodology that was used, was based in a basic research of literature review, exploratory, bibliographical and documentary. It has emerged that the cluster has the potential to stand out internationally as long as it analyzes its resources and the way they can be strategic, especially with sparkling wines and merlot red wines, which already have a reputation. It was also observed that the cluster presents some challenges: distribution, balance between production and supply and competition with imported wines.

Keywords: Clusters. Resource Based View. Competitive Advantages.


Palavras-chave


Clusters. Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva

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DOI: http://dx.doi.org/10.33362/visao.v7i2.1625

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ISSN: 2238-9636

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