O CONFLITO DE NORMAS NO DIREITO DO TRABALHO
Resumo
Resumo: Este artigo versa sobre o conflito de normas no Direito do Trabalho, uma vez que o mercado de trabalho sofre constantes modificações, gerando questionamentos aos operadores do Direito quanto a aplicação de uma ou outra norma, especialmente as dispostas na Constituição Federal de 1988 face a outras de origem infraconstitucional. O objetivo geral do estudo é pesquisar sobre a aplicabilidade das normas concernentes ao Direito do Trabalho em casos de conflitos, sem usurpar os direitos dos trabalhadores, focando na aparente divergência entre Constituição Federal, Consolidação das Leis do Trabalho e negociação coletiva. São objetivos específicos: apontar as fontes do Direito do Trabalho; definir a hierarquia das normas no direito comum e no Direito do Trabalho, prestigiando as teorias da acumulação, do conglobamento e do conglobamento mitigado; e, relatar como a doutrina e jurisprudência tem se posicionado para melhor resolver os conflitos, demonstrando as divergências em casos concretos. Ao final, conclui-se que, em que pese, haja a aplicação do princípio protecionista nas relações de trabalho, onde sempre deve prevalecer a disposição mais benéfica ao trabalhador, recentemente as decisões das Cortes de julgamento tem adotado o entendimento que direitos podem ser suprimidos.
Palavras-chave: Fontes Justrabalhistas; Hierarquia; Conflito.
Resumen: Este articulo versa sobre las normas de conflicto en la legislación laboral, ya que el mercado de trabajo sufre cambios constantes, planteando preguntas a los profesionales del derecho como la aplicación de cualquiera de las normas, especialmente las previstas en la Constitución Federal de 1988, contra otras de jerarquía inferior. El objetivo general del estudio es investigar la aplicabilidad de las normas relativas a la legislación laboral en caso de conflicto, sin usurpar los derechos de los trabajadores, centrándose en la aparente discrepancia entre la Constitución, Consolidación de las Leyes Laborales y la negociación colectiva. Objetivos específicos: señalar las fuentes del derecho del trabajo; definir la jerarquía de las normas en el derecho común y el derecho del trabajo, honrando las teorías de la acumulación, la conglobamento y conglobamento mitigado; e informar cómo la doctrina y la jurisprudencia se ha posicionado para mejor resolver conflictos, lo que demuestra las diferencias en casos específicos. Al final, se llega a la conclusión de que, a pesar de que hay la aplicación del principio proteccionista en las relaciones laborales, que siempre debe prevalecer el acuerdo más beneficioso para el trabajador, las últimas decisiones de los tribunales han adoptado el entendimiento de que los derechos pueden ser suprimidos.
Palabras-llave: Fuentes Justrabalhistas; Jerarquía; Conflicto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).