FEIRA DA TROCA SOLIDÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v9i1.1451Palavras-chave:
Mobilização Social, Solidariedade, Ação SocialResumo
Este relato de Experiência apresenta os resultados da execução do projeto Feira da Troca Solidária, apresentado ao Programa de Apoio à Extensão e Cultura – PAEC da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. O projeto foi desenvolvido em duas edições, no primeiro semestre de 2017, na cidade de Santa Cecília, SC, por um acadêmico do curso de Administração. O projeto teve como objetivo promover a troca de objetos sem utilidade para uma pessoa, mas que para outra pudessem ser aproveitados, gerando uma corrente solidária. Essas atividades chamaram a atenção da comunidade e despertaram o sentimento de solidariedade e respeito ao outro. Entre as duas edições da feira de troca, cerca de 200 pessoas participaram. Os resultados mostraram a importância da participação da comunidade em prol de uma ação social simples, mas consistente em seus objetivos e resultados. Além da importância para a comunidade, o acadêmico que aplicou o projeto também teve oportunidade de crescimento, pois contextualizou a forma como a solidariedade interfere na qualidade de vida das pessoas de uma comunidade e como pode movimentar o senso de responsabilidade social. Após a conclusão das atividades, percebeu-se que sempre é possível melhorar a qualidade de vida de uma comunidade, desde que se as iniciativas para isso sejam valorizadas.Referências
ANDRADE, Gabriela R. B. de; VAITSMAN, Jeni. Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. In: Ciência & Saúde Coletiva, 7(4), 2002. Disponível em: http://www.unifra.br/pos/saudecoletiva/downloads/redes_de_apoio.pdf Acesso em 05 ago 2017.
DEEPASK: O MUNDO E AS CIDADES ATRAVÉS DE GRÁFICOS E MAPAS. Produto Interno Bruto PIB per capita Disponível em: http://www.deepask.com/goes?page=santa-catarina-Confira-a-evolucao-do-PIB---Produto-Interno-Bruto---no-seu-estado Acesso em 05 ago 2017.
FEIJÓ, Marianne Damos; MACEDO, Rosa Stefanini de. Família e projetos sociais voltados para jovens: impacto e participação. In: Revista de Estudos psicológicos. vol.29 no.2 Campinas Apr./June 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200005 Acesso em: 30 out 2016.
HOUAISS, Antônio. Dicionário HOUAISS da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2001.
IBGE. Santa Catarina: Santa Cecília. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=421550 Acesso em: 17 jul 2017.
JACQUES, Maria da Graça Correa Jacques, et al. (org.) Relações sociais e ética. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. 210 p. Disponível em: SciELO Books.
MACHADO, João Guilherme Rocha; PAMPLONA, João Batista. A ONU e o desenvolvimento econômico: uma interpretação das bases teóricas da atuação do PNUD. Economia e Sociedade, Campinas, v. 17, n. 1, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ecos/v17n1/a03v17n1.pdf. Acesso em 31 out 2016.
NEVES, Sissi Malta. Os papéis sociais e a cidadania. In: Zanella, A.V., et al. (org.) Psicologia e práticas sociais. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Scielo Books, 2008. Disponível em: https://books.scielo.org/id/886qz/pdf/zanella-9788599662878-05.pdf. Acesso em 31 out 2016.
PANCETTI, A. Garantia da saúde vai além do bem-estar físico. Revista Com Ciência, n. 119, Campinas, 2010.
SEBRAE-SC. Santa Catarina em Números: Santa Cecília. Florianópolis: Sebrae,SC, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Relat%C3%B3rio%20Municipal%20-%20Santa%20Cec%C3%ADlia.pdf. Acesso em 31 out 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).