PREVENÇÃO DO BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Bullying. Comportamentos pró-sociais. Relações saudáveis.Resumo
Este trabalho foi elaborado a partir da execução de um projeto de extensão universitária incentivado pelo Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), financiado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, pelo período de seis meses em uma escola municipal de Caçador (SC). O tema de fundo foi o bullying, sua incidência e formas de acontecer para, então, buscar fundamento para organizar atividades práticas com os alunos adolescentes objetivando alternativas para minimizar a incidência de violências no ambiente escolar e melhorar as relações entre seus frequentadores, pois ali também podem ser encontrados os reflexos dos ambientes familiar e social em que eles estejam envolvidos. As atividades propostas (palestras, oficinas, afazeres com professores da turma etc.) foram para auxiliar os adolescentes nessa fase, compreendendo as mudanças, aprendendo a se respeitar, respeitar aos que com eles convivem, fortalecendo a autoestima e acreditando em si próprios como agentes de um futuro benéfico menos violento. Os resultados foram identificados a partir do engajamento da equipe administrativa, destacando o incentivo oferecido, da participação e manifestação de professores e alunos. Resultados positivos ainda serão observados ao longo do tempo, pois se permitiu aos adolescentes compreenderem melhor o tema e seus reflexos melhorando suas relações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).