RELATO DE CASO: INTERAÇÃO DO MÉDICO E FARMACÊUTICO CLÍNICO NA AVALIAÇÃO E CONDUTAS FARMACOTERAPÊUTICAS EM UMA PACIENTE USUÁRIA DE PSICOTRÓPICOS

Autores

  • Mozartt Arthor Bondan Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP, Caçador, SC
  • Caroline Correa da Silva
  • Jeandra dos Santos
  • Fabiola Luara Pelentir

Resumo

A Atenção Básica à Saúde constitui o primeiro nível de atenção à saúde. Contempla ações e serviços médicos e multiprofissionais. Na maioria das unidades de saúde, o alto fluxo de usuários e os recursos escassos, delimitam o tempo de atendimento o qual muitas vezes é sacrificado em benefício do processo de gestão. A morbimortalidade vinculada a medicamentos é um importante problema de saúde pública, estudos demonstram que intervenções farmacêuticas geram redução de custos, aumentam a qualidade do cuidado ao paciente e segurança, identificando e prevenindo erros o que geralmente ocasiona em problemas e má adesão a terapia prescrita. Os problemas farmacoterapêutico podem ser reduzidos significantemente quando o farmacêutico clínico avalia o usuário os identifica. O farmacêutico deve repassar as recomendações, intervenções e mudanças na terapêutica ao prescritor. A adesão clinica não é um processo simples, por ser dinâmica, complexa, multidimensional, estratégias para promoção a adesão vão ao encontro da necessidade de melhorias no processo de orientação sobre a doença e a farmacoterapia. Vários fatores devem ser avaliados no cenário atual aonde a polifarmácia se torna cada vez mais comum e os cuidados farmacêuticos mais necessários. É notável a importância desse profissional na atenção básica, o relato a seguir demonstra a cooperação entre o atendimento médico e farmacêutico clínico na resolução de problemas envolvendo a terapêutica empregada a uma paciente com problemas de adesão e resposta farmacológica.

 

Palavras-chave: Farmácia Clínica. Farmacoterapia. Interações medicamentosas. Psicotrópicos.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

BONDAN, M. A.; SILVA, C. C. da; DOS SANTOS, J.; PELENTIR, F. L. RELATO DE CASO: INTERAÇÃO DO MÉDICO E FARMACÊUTICO CLÍNICO NA AVALIAÇÃO E CONDUTAS FARMACOTERAPÊUTICAS EM UMA PACIENTE USUÁRIA DE PSICOTRÓPICOS. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/1982. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos do Ciclo de Estudos em Farmácia 2018