A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Contação de história. Criança. Educação Infantil.Resumo
O presente trabalho é resultado das experiências vividas durante a aplicação do projeto de contação de histórias na Educação Infantil. O projeto foi aplicado através de custeio do Programa de Apoio a extensão e Cultura- PAEC. Contar histórias para crianças nesta faixa etária é importante para seu desenvolvimento. As oficinas de contação de história têm como objetivo aproximar as crianças de práticas literárias despertando em cada uma o gosto pela leitura. As vezes, perde-se muito pelo fato das escolas terem bibliotecas despreparadas tendo poucos livros destinados à literatura infantil e, os inúmeros sentimentos e emoções que podem ser trabalhadas através da literatura acabam se perdendo em meio a planejamentos que não cedem lugar para esse tipo de trabalho. Desenvolver oficinas de contação de histórias na educação infantil é ensinar desde cedo a criança a importância do hábito de leitura sendo que este, ela levará por toda a vida. Perceber em cada criança sua evolução em relação às histórias, o que não aconteceu rapidamente, mas sim, foi resultado de um processo, em que demonstravam entender o real valor do hábito de leitura, deixa cada vez mais claro que a contação de história é o primeiro passo para formação de bons leitores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).