AÇÃO DO PODER SOBRE O INDIVÍDUO PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL: UMA INSPIRAÇÃO NAS OBRAS DE MICHEL FOUCAULT
Resumo
RESUMO: Este artigo busca analisar as relações de poder entre o Estado (soberano) e o indivíduo (súdito), e também entre o indivíduo e a sociedade, naquilo que diz respeito à violência e à criminalidade. Tendo-se por base as pesquisas e pensamentos de Michel Foucault, lastreadas pela visão de outros pensadores do passado, busca-se interpretar e tornar evidente a atual realidade social em termos de segurança pública, que para tal enseja um discurso sobre a essência do homem e a sua instintiva luta por espaço. Contudo, para que dita luta seja sadia, surgem termos como ordem, poder, controle, saber, disciplina, sujeição, entre outros, os quais buscam intervir no individual (indivíduo), sob a justificativa de propiciar um bem ao coletivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).