ASPECTOS RELEVANTES DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS
Resumo
RESUMO: O conteúdo apresentado no presente artigo possui como precípuo objetivo apresentar maiores e melhores esclarecimentos acerca dos “Juizados Especiais Criminais”, regido pela Lei 9.099/95. Sob esse aspecto, faz-se possível afirmar que a referida lei trouxe inúmeros benefícios ao sistema penal brasileiro, visando instaurar a jurisdição consensual em processos que anteriormente resolviam-se apenas pelo método contencioso. Cumpre ressaltar que exemplos do método restaurativo seriam a composição cível, a transação penal, bem como, a suspensão condicional do processo, estes que serão abordados com maior propriedade posteriormente. Assevere-se que a Lei dos Juizados Especiais Criminais busca alcançar maior celeridade e simplicidade na resolução dos crimes de menor potencial ofensivo. Por fim, considera-se que a Lei dos Juizados Especiais Criminais é um instrumento que auxilia com grande expressividade nosso sistema jurisdicional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).