DIREITO E CONTROLE DA SOCIEDADE
Resumo
RESUMO: Vivendo em sociedade por necessidade de sobrevivência, o homem passa a carecer de regras capazes de mantê-lo em harmonia no grupo e assim surge a figura do Direito como ferramenta de organização coletiva. Assim sendo, passa a sociedade a viver sob um controle social, seja ele formal ou informal, positivo ou negativo, mas ali presente para manter o equilíbrio e a paz social. Além do Direito propriamente dito, têm-se a família, a escola, a igreja, os clubes, etc., e por que não dizer daquela visão moderna do panoptismo, onde todos estamos na mira controlada de uma “webcam”. O fato é que, diferente da Moral onde as pessoas se veem compelidas a fazer o certo por conta dos seus princípios intrínsecos, o Estado, através do Direito, se vale da coerção para manter a ordem, e nesse sentido se buscará um conhecimento mais aprofundado acerca para esclarecer melhor algumas questões de ordem jurídico sociológicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).