O CIDADÃO CONSUMIDOR: CONSTRUÇÃO DO SER NA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E CONSUMISMO
Resumo
O artigo faz uma análise do comportamento do indivíduo consumidor. Observa-se, cada vez mais sua individualização na forma como conduz suas escolhas, principalmente no momento de adquirir produtos e serviços. Fez-se uma comparação entre o indivíduo consumidor, aquele que apenas busca satisfazer seus desejos e prazeres e o cidadão consumidor, aquele que busca o bem-estar através do bem comum. Considerando a atual era digital, onde a troca de informação ocorre numa velocidade ainda desconhecida, fazendo surgir novos produtos e serviços no mercado de consumo, e por se tratar o consumo de uma teoria multidisciplinar, apresenta-se o “Bem Viver”, baseado no equilíbrio, na harmonia e na convivência entre os seres. Portanto, para que se possa pensar uma nova forma de organização da produção e da sociedade, é fundamental que o consumidor exerça seu papel como cidadão, não basta apenas consumir irresponsavelmente, é necessário o papel de cada um de nós para a construção de uma nova racionalidade sociocultural do consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).