ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: UMA PARCERIA POSSÍVEL?
Resumo
Objetiva-se verificar como ocorre e em que momentos é estabelecida a relação entre o Conselho Tutelar de uma cidade do Médio Vale do Itajaí (SC) com as escolas municipais, a partir da percepção dos coordenadores pedagógicos. Realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa, de caráter descritivo, considerando as subjetividades de gestores da rede de ensino do município. Entrevistaram-se 5 coordenadores pedagógicos. Percebeu-se que existe um distanciamento entre o Conselho Tutelar e a Escola. Para os gestores entrevistados, fica clara a falta de conhecimento das atribuições do órgão estudado. De modo geral, é possível identificar que a atuação do Conselho Tutelar está pautada em situações emergenciais, de maneira que não há uma relação sistematizada e harmoniosa, carente de diálogo entre os membros da Escola e do Conselho Tutelar, para que juntos somem forças em busca da garantia dos direitos da criança e do adolescente.Downloads
Publicado
2020-02-06
Como Citar
WERNER, G. K. R.; NUNES, C. da C. ESCOLA E CONSELHO TUTELAR: UMA PARCERIA POSSÍVEL?. Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 150–169, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/extensao/article/view/2172. Acesso em: 4 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).