PROGRAMA DE APOIO E EXTENSÃO A CULTURA COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO COM A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v9i1.2185Resumo
O objeto de estudo deste trabalho, é a investigação sobre três projetos de extensão realizados por meio do Programa de Apoio e Extensão à Cultura (PAEC), que é um dos programas de apoio aos estudantes universitários da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), que oportuniza a interação entre universidade e comunidade externa, além de contemplar os estudantes com bolsas de estudos. Os referidos projetos, foram realizados nas Escolas de Educação Básicas Municipais Joaquim Amarante e Prefeito Paulo Fioravante Penso, ambas no município de Videira (SC), que atendem alunos que frequentam do pré-escolar ao nono ano do Ensino Fundamental. O primeiro projeto trata-se da realização de programas de rádio na Escola Joaquim Amarante, enquanto o segundo é a realização e publicação de matérias jornalísticas do cotidiano da Escola Paulo Penso e o último projeto, consiste na implantação e viabilização de cursos de capacitação em oratória para estudantes da Escola Paulo Penso. Para avaliar a efetividade dos projetos de extensão, foi realizada uma pesquisa com estudantes, gestores e professores. Os resultados atestaram que o programa é eficiente para a comunidade contemplada e fornecem informações para orientar a oferta de novas edições do PAEC.
Referências
ANDRADE, Gabriela R. B. de; VAITSMAN, Jeni. Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. In: Ciência & Saúde Coletiva, 7(4), 2002. Disponível em: http://www.unifra.br/pos/saudecoletiva/downloads/redes_de_apoio.pdf. Acesso em 05 ago 2017.
DEEPASK: O MUNDO E AS CIDADES ATRAVÉS DE GRÁFICOS E MAPAS. Produto Interno Bruto PIB per capita Disponível em: http://www.deepask.com/goes?page=santa-catarina-Confira-a-evolucao-do-PIB---Produto-Interno-Bruto---no-seu-estado Acesso em 05 ago 2017.
FEIJÓ, Marianne Damos; MACEDO, Rosa Stefanini de. Família e projetos sociais voltados para jovens: impacto e participação. In: Revista de Estudos psicológicos. vol.29 no.2 Campinas Apr./June 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200005 Acesso em: 30 out 2016.
HOUAISS, Antônio. Dicionário HOUAISS da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2001.
IBGE. Santa Catarina: Santa Cecília. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=421550 Acesso em: 17 jul 2017.
JACQUES, Maria da Graça Correa Jacques, et al. (org.) Relações sociais e ética. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. 210 p. Disponível em: SciELO Books.
MACHADO, João Guilherme Rocha; PAMPLONA, João Batista. A ONU e o desenvolvimento econômico: uma interpretação das bases teóricas da atuação do PNUD. Economia e Sociedade, Campinas, v. 17, n. 1, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ecos/v17n1/a03v17n1.pdf Acesso em 31 out 2016.
NEVES, Sissi Malta. Os papéis sociais e a cidadania. In: Zanella, A.V., et al. (org.) Psicologia e práticas sociais. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Scielo Books, 2008.
PANCETTI, A. Garantia da saúde vai além do bem-estar físico. Revista Com Ciência, n. 119, Campinas, 2010.
SEBRAE-SC. Santa Catarina em Números: Santa Cecília. Florianópolis: Sebrae,SC, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Relat%C3%B3rio%20Municipal%20-%20Santa%20Cec%C3%ADlia.pdf Acesso em 31 out 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juciele Marta Baldissarelli, Vanderlei Pires, Andrielli Aparecida Guimarães Zambonin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).