PRÁTICAS DE LEITURA, PRODUÇÃO E INTERPETAÇÃO TEXTUAL TRANSDISCIPLINARES E ECOFORMADORAS NA ELABORAÇÃO DO PROJETO, DA CONSTRUÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA
READING PRACTICES, TRANSDISCIPLINARY AND ECOFORMER TEXTUAL INTERPRETATION AND PRODUCTION DURING THE ELABORATION OF THE PROJECT, CONSTRUCTION AND USAGE OF A SUSTAINABLE AND INCLUSIVE LIBRARY
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v8i1.2434Resumo
A metodologia de projetos é uma iniciativa proposta há aproximadamente um século. Partindo dessa metodologia, os Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) constituem-se pelo compromisso de articular a prática pedagógica às demandas atuais e às incertezas em relação ao futuro da humanidade. Esse é um dos diferenciais dos PCE em relação a outros tipos de projetos que surgiram nesses últimos cem anos. Este artigo sistematiza um PCE comprometido com estratégias de leitura, interpretação e produção textual articuladas à elaboração do projeto, à construção e à utilização de uma biblioteca inclusiva e sustentável em uma escola de Educação Básica da rede pública de ensino. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, pautada na análise da proposta e de sua aproximação dos conceitos nodais de origem do tipo de projeto proposto. Os resultados acentuam uma iniciativa alicerçada no pensamento complexo, na transdisciplinaridade e na ecoformação, empenhada em conectar e manter as práticas de leitura, interpretação e produção textual com demandas do contexto local e global.
Palavras-chave: Projetos Criativos Ecoformadores. Pensamento complexo. Transdisciplinaridade. Ecoformação.
ABSTRACT: the methodology of projects is an initiative proposed approximately one century ago. From this methodology, the Ecoformer Creative Projects (ECP) [Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)] are made by the commitment of articulating the pedagogical practice to the present demands and uncertainties concerning the future of humanity. This is one of the differentials of the ECP in relation to the other types of projects that showed up along the last hundred centuries. This paper aims to an ECP committed to the reading strategies, textual interpretation and production articulated with the elaboration of the the project, construction, and usage of a sustainable and inclusive library of an Elementary Education school of the public system. It is a documental research with qualitative approach, based on the analysis of the proposal and its approximation to the original nodal concepts of the type of project proposed. The results highlight an initiative based on the complex thinking of the transdisciplinarity and the ecoformation, endeavored to connect and keep the reading practices, textual interpretation, and production with the demands of the local and global context.
Keywords: Ecoformer Creative Projects. Complex thinking. Transdisciplinarity. Ecoformation.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).