UM ESPAÇO ESCOLAR CRIATIVO E ECOFORMADOR COMO POSSIBILIDADE DE CRIAR, INVENTAR, DESCOBRIR E TRANSFORMAR SABERES E FAZERES

A CREATIVE AND ECOFORMING SCHOOL SPACE AS A POSSIBILITY TO CREATE, INVENT, DISCOVER AND TRANSFORM KNOWLEDGE AND DOING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33362/ext.v8i1.2435

Resumo

A escola é um lugar de possibilidades por apresentar diferentes formas de ensinar a aprender. Diante das incertezas proeminentes da pandemia do Covid-19, o uso de metodologias de projeto como meio de se aprender de forma significativa torna-se um diferencial muito importante diante do compromisso educacional e social para com os estudantes. A partir de então, o objetivo deste artigo relatar sobre a construção de um espaço na Escola Municipal Professor Didio Augusto, União da Vitória Paraná com proposta criativa e ecoformadora, visando ao protagonismo infantil e ao desenvolvimento do eu, do outro e do meio. Metodologicamente, decidiu-se pelo uso da pesquisa documental e bibliográfica, amparadas na abordagem qualitativa, dando ênfase a uma disciplina apresentada no Mestrado Profissional de Educação Básica – PPGEB da UNIARP.  Entre os autores utilizados, destacam-se Torre e Zwierewicz (2009), Moraes (2011), Torre e Pujol (2013), Velasco (2015). Entre os resultados, espera-se promover o desenvolvimento integral das crianças a partir da organização de espaços de interações e brincadeiras, motivados pelas perspectivas da criatividade e da ecoformação.

Palavras-chave: Escola. Criatividade. Ecoformação. Espaço. PCE.

 

ABSTRACT: The school is a place of possibilities, presenting different ways of teaching and learning. In the view of the prominent uncertainties of the Covid-19 pandemic, the use of design methodologies as a mean of learning in a meaningful way becomes a very important differential in the educational and social commitment to students. From then on, the objective of this paper is to report the construction of a space at the Professor Didio Augusto Municipal School, at União da Vitória, Paraná, with a creative and ecoforming proposal, aiming at children's protagonism and the development of the self, the other and the environment. Methodologically, it was decided to use documentary and bibliographic research, supported by the qualitative approach, emphasizing a discipline presented in the Professional Master of Basic Education - PPGEB of UNIARP. Among the authors used, Torre and Zwierewicz (2009), Moraes (2011), Torre and Pujol (2013), Velasco (2015) stand out. Among the results, it is expected to promote the integral development of children through the organization of spaces for interactions and games, motivated by the perspectives of creativity and eco-training.

Keywords: School. Creativity. Ecoformation. Space. PCE

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Publicado

2020-12-03

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Artigos