CONSTRUÇÃO DE UM PCE: O LIXO DE CASA RECICLADO NA ROBÓTICA
CONSTRUCTION OF A PCE: RECYCLED HOUSE WASTE IN ROBOTICS
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v8i1.2437Resumo
A sociedade tem vivenciado inúmeros eventos naturais e/ou provocados pelo homem. Tais eventos nos fazem refletir e repensar sobre as atitudes e os modos de ser e viver. Diante da pandemia, veio o isolamento social e, neste contexto, a tecnologia tornou-se propicia para novas formas de ensinar e aprender em tempos de COVID-19. Visualizando esta possibilidade, este estudo tem por objetivo propor um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) que permite trabalhar a robótica educacional de forma remota, na perspectiva transdisciplinar e que estimule a participação da família. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é de natureza exploratória, com procedimento bibliográfico. O PCE proposto consiste na construção de um robô com uso de material reciclável para re(significar) conceitos que já foram estudados e correlacioná-los a outros conteúdos, como matemática, ciências e artes.
Palavras-chave: Projeto Criativo Ecoformador. Robótica Educacional. Reciclagem.
ABSTRACT: Society has experienced numerous natural or man-made events that make us reflect and rethink attitudes and ways of being and living. In the face of the pandemic, social isolation came and, in this context, technology became propitious for new ways of teaching and learning in times of COVID-19. Visualizing this possibility, this study aims to propose a creative eco-trainer project (PCE) that allows working on educational robotics in a remote, transdisciplinary way and encouraging family participation. The methodology of the study has a qualitative approach, as for the objectives it is exploratory and of bibliographic procedure. The proposed PCE consists of the construction of a robot using recyclable material to re (signify) concepts that have already been studied and to correlate them with other contents such as mathematics, science and arts.
Keywords: Ecoforming Creative Project. Educational Robotics. Recycling.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).