AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICÓLOGA ESCOLAR NOS PROCESSOS DE ENSINO A PARTIR DA ECOFORMAÇÃO
SCHOOL PSYCHOLOGIST IN TEACHING PROCESSES FROM ECOFORMATION
DOI:
https://doi.org/10.33362/ext.v8i1.2461Palavras-chave:
psicologia escolar, educação, ecoformação, transdisciplinaridadeResumo
Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições da psicóloga escolar como profissional da educação, a partir da Ecoformação nos processos de ensino, na compreensão dos professores de uma escola municipal de União da Vitória, PR. Metodologicamente foi realizado um grupo focal, utilizando a pesquisa descritiva, apoiada pela pesquisa bibliográfica. Os principais argumentos dos participantes foram em relação à prática da psicóloga escolar até então desenvolvido. Contaram como acreditam que deveriam ser os atendimentos aos alunos, e de algumas experiências na prática. Podendo perceber nos relatos, a insatisfação em relação aos trabalhos desenvolvidos por profissionais da psicologia. Assim, com organização de Seminário na escola investigada, formação para utilização do instrumento de orientação das ações de interlocução dos professores e a psicóloga escolar (polinização) que foram indicadores de produto educacional delimitado por meio desta pesquisa, atendendo as premissas do Mestrado Profissional de oferecer à Educação Básica possibilidades para sua transformação.
Palavras-chave: psicologia escolar; educação; ecoformação; transdisciplinaridade.
ABSTRACT: This study aims to investigate how the school psychologist contributes as an education professional, based on ecoformation in teaching processes, according to the perception of the teachers at a municipal school in união da vitória, pr. methodologically, a focus group was carried out, using descriptive research, supported by bibliographic research. the main arguments of the participants were in relation to the practice of the school psychologist developed until then. they reported how they believed the support to the students should be, and some experiences with the practice. it was possible to perceive a dissatisfaction in relation to the work developed by the psychology professionals in the reports. thus, with the organization of a seminar in the investigated school, training in the use of the instrument for orienting the actions of dialogue between teachers and the school psychologist (pollination), which were indicators of the educational product delimited through this research, meeting the premises of the professional master to offer basic education possibilities for its transformation.
Keywords: School psychology. Education. Ecoformation. Transdisciplinarity.
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